Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Assembléia não fará CPI do suíno

Comissão de Agricultura sugere uma audiência pública com entidades para cobrança de soluções.

Redação SI 31/10/2002 – Uma audiência pública para cobrança de soluções às entidades deverá substituir a instalação da CPI da Suinocultura. O presidente da Comissão de Agricultura da Assembléia, Frederico Antunes (PPB) propôs aos criadores ontem, durante reunião da comissão na Assembléia, que, ao invés de CPI, fossem cobrados os compromissos estabelecidos em reuniões anteriores. ”Os problemas foram identificados, devemos cobrar soluções.”

Nova audiência está marcada para a próxima quinta-feira, dia 7. A comissão solicitará a participação do secretário de Política Agrícola do Mapa, Célio Porto. Na próxima semana, o coordenador da subcomissão de suinocultura, deputado Wilson Covatti (PPB), apresentará o relatório dos trabalhos da subcomissão.

Suinocultores e deputados levantaram cinco temas a serem retomados na próxima quinta: desburocratização de acesso a financiamentos, solução dos problemas de abastecimento de milho, avaliação das margens de lucro de diferentes elos da cadeia, liberação de corredores sanitários sem sorologia e quarentena e retomada do status de zona livre de aftosa. Antes da reunião, os 150 suinocultores presentes protestaram levando quatro leitoas á Praça da Matriz, do presidente da Associação Brasileira de Produtores de Suínos, José Adão Braun. Pleitearam a CPI e a solução ao desabastecimento de milho. Para o presidente da Acsurs, Gilberto Silva, o prejuízo em cada animal vendido é de R$ 50.