Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Assuvap e Coosuiponte iniciam 2018 com evento solidário

Jantar, na noite de 11/1, arrecadou recursos para cidades do Vale do Piranga atingidas pelas chuvas

Assuvap e Coosuiponte iniciam 2018 com evento solidário

O tradicional evento anual da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) e da Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região (Coosuiponte) é sinônimo de união e parceria. Na noite de quinta-feira (11/01), ele ganhou um componente a mais, que mudou de vez o seu propósito: deixou de ser um momento apenas comemorativo, para se tornar uma ação de solidariedade. Mudança que, certamente, entrou para a história da suinocultura, e não somente dela, como de toda a região do Vale do Piranga.

Diante de eventos naturais indesejados, que deixaram cidades e famílias inteiras em situação difícil, o Jantar Solidário trouxe alento e esperança, fruto do ideal propagado pelo cooperativismo e associativismo. Durante o cerimonial de abertura, quase 400 pessoas presenciaram a entrega de cheques, que somam o valor de 20 mil reais, destinados, em partes iguais, às cidades de Rio Casca, Urucânia, São Pedro dos Ferros e Santo Antônio do Grama.

Apesar dos desafios, 2017 também trouxe muitas conquistas para a suinocultura. Foram diversas ações realizadas pelas entidades, que beneficiaram toda a classe suinícola do Vale do Piranga. Os cooperados presentes acompanharam um documentário que mostrou todos os cursos, workshops e eventos da Assuvap e Coosuiponte, além de um vídeo explicativo sobre a Bolsa de Suínos do Interior de Minas, a BSim.

“Este nosso encontro não poderia deixar de acontecer neste momento”, explica Fernando Araújo, presidente da Assuvap. “Mais uma vez, demos continuidade a um pacto de união, implícito e expresso em nossa parceria. Cada um de nós sabe das dificuldades inerentes ao desempenho de nossas funções. E todos nós sabemos: não se cresce, e não se queda, isoladamente. Uma cooperativa se faz é na parceria. E só cresce se houver cooperandos. Nesta noite tão especial, comemoramos o êxito institucional”, completa.

Na visão da produtora Paula Campos, o evento provou que a suinocultura está na região para trazer benefícios para a população em geral. “A nossa suinocultura é de grande influência, geradora de muitos empregos, então, por ser um setor forte e essencial, eu vejo como uma obrigação ajudar. Este é um dos fundamentos do associativismo e cooperativismo”.

“Entre nós, cooperados”, completa Campos, “tiveram suinocultores extremamente prejudicados pela chuva, com muitas perdas, então era hora de estender a mão e oferecer ajuda. Acho que [o jantar solidário] foi de extrema importância, a Assuvap e a Coosuiponte estão de parabéns pela atitude”.

Durante o evento, foram homenageadas, ainda, as empresas parceiras da associação, que investiram de forma efetiva para a realização de todas as ações durante o ano de 2017. São elas: Agroceres Pic, Bayer/Dianagro, DB Genética Suína, Farmabase, MSD, Ourofino, Poli-Nutri, Sauvet, Venco, MCassab e Uniquímica.

“O apoio dessas empresas reflete diretamente no crescimento das marcas que confiam no nosso trabalho, e é uma legítima expressão da consideração que elas têm com a suinocultura do Vale do Piranga”, diz Paula Gomides, gestora executiva da Assuvap.