Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nutrição

Aumentando o peso de leitões ao nascimento e ao desmame através da inclusão de Ácido Butírico em dietas de matrizes

O Butirato de Sódio afeta positivamente diversos fatores de integridade e saúde intestinal dos suínos, favorecendo o aproveitamento de nutrientes e a proteção ao desafios nas fêmeas 

Aumentando o peso de leitões ao nascimento e ao desmame através da inclusão de Ácido Butírico em dietas de matrizes

SuinoculturaO resultado produtivo dos suínos é diretamente relacionado com o desempenho dos leitões na maternidade. O peso ao nascimento e o ganho de peso até o desmame afetam não somente a capacidade de crescimento nas fases posteriores, mas também o desenvolvimento correto dos sistemas corporais. Destacam-se neste período a maturação do sistema imune e digestório. Como consequência, suínos que apresentam melhor desempenho durante a fase de maternidade ganham mais peso e apresentam melhor eficiência alimentar, além de estarem mais capacitados para combater desafios nas fases seguintes.

Sendo o desenvolvimento dos leitões até o desmame relacionado com o nível nutricional e status imunitário das matrizes, uma das ferramentas que o suinocultor possui em mãos para melhorar o desempenho de seus leitões é garantir a integridade e a saúde intestinal das fêmeas em reprodução. Desta maneira, as matrizes apresentarão um melhor aproveitamento nutricional e menor susceptibilidade à desafios, fazendo com que os nutrientes ingeridos sejam direcionados ao desenvolvimento do embrião/feto durante a gestação e à produção de colostro e leite.

Alguns aditivos alimentares podem ser adicionados à dieta de matrizes para garantir a integridade e saúde intestinal, incrementando assim o desempenho de seus leitões. O Butirato de Sódio é uma forma salina do componente ativo Ácido Butírico, que apresenta diversos benefícios para o trato digestório, tais como:

–       Promove a diferenciação e proliferação de células intestinais;

–       Melhora a capacidade de digestão e absorção de nutrientes;

–       Serve de nutriente preferencial para os enterócitos, aumentando a capacidade de regeneração da mucosa após desafios;

–       Mantém o equilíbrio da microbiota e reduz a susceptibilidade à desafios.

Estes benefícios são observados em sua plenitude quando o produto a base de Butirato de Sódio utilizado apresenta mecanismos de proteção para a passagem pelo estômago e de liberação estratégica ao longo do intestino.

 

Leia o conteúdo na íntegra, clicando aqui. 

.