Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bem-Estar Animal

Aurora Coop atualiza informações sobre a política de bem-estar animal

Preocupação com bem-estar animal é prioridade na Cooperativa

Aurora Coop atualiza informações sobre a política de bem-estar animal

A preocupação com o bem-estar animal é uma prioridade histórica da Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) – terceiro conglomerado brasileiro da indústria da proteína animal, uma das primeiras empresas do País a aderir ao Programa Nacional de Abate Humanitário, em 2009.

Agora, atendendo orientações dos relatórios anuais da BBFAW (Business Benchmark on Farm Animal Welfare) e em atenção às recomendações do Welfare Quality, a Aurora Coop acaba de reformular sua página de bem-estar animal no site oficial www.auroraalimentos.com.br/bem-estar-animal.

Entre os conteúdos editados e acessíveis ao público estão a preocupação com o uso frequente de antibióticos, a prevenção das mutilações e a transição para sistemas de produção mais evoluídos.

Os programas Suíno Ideal e Frango Aurora definem as boas práticas de produção e trazem orientações sobre os cuidados com o uso rotineiro de antibióticos. Por outro lado, a Cooperativa Central participa ativamente de fóruns de discussões sobre o tema junto às entidades do setor, incentivando a área técnica ao uso racional e consciente daquelas substâncias. Nesse aspecto, a Aurora Coop cumpre rigorosamente as diretrizes dos mercados internacionais mais exigentes.

Outra preocupação é a prevenção de mutilações, conforme estabelece a Instrução Normativa 113, de 16 de dezembro de 2020, do Ministério da Agricultura. Essa atividade é priorizada e valorizada pecuniariamente nos programas de boas práticas de produção. Ações de orientação, treinamento e penalização resultam na redução e eliminação das mutilações. A adoção maciça da imunocastração em toda a criação intensiva de suínos é uma das inovações que contribui para o bem-estar dos animais.

A Aurora Coop avança no compromisso de transição para sistemas que promovem maior bem-estar animal. Testemunho dessa evolução é a migração contínua do sistema de alojamento de matrizes suínas de box para baias coletivas. Outro exemplo é a a construção, em 2019, da Unidade de Disseminação de Genes estruturalmente desenvolvida em sintonia com os novos conceitos e recomendações de segurança e conforto aos suínos.

Todos os novos projetos estão subordinados a esse mesmo padrão construtivo e aos conceitos de Welfare Quality.

Para obter a adesão de toda a cadeia produtiva, a Cooperativa Central Aurora Alimentos inseriu nos contratos de fornecimento com as cooperativas filiadas e com os produtores rurais o compromisso do cumprimento das recomendações técnicas descritas nos manuais de boas práticas de produção. Essa situação é frequentemente auditada, notificada e/ou premiada por meio de programas oficialmente instituídos pela Aurora Coop.

A efetiva implementação das práticas de bem-estar animal exige o comprometimento de todos os atores envolvidos no processo produtivo com animais vivos. O engajamento da cooperativa nessa política está expresso nos manuais de produção, na criação do comitê de bem-estar animal, na contratação de profissionais com dedicação exclusiva e na capacitação de todos os envolvidos.

Essa postura corrobora a missão e a visão da Cooperativa de valorizar a qualidade de vida no campo e na cidade, produzindo com excelência e de forma alinhada com o seu propósito “cuidar de cada um para despertar a prosperidade de todos”.