Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Avanço

Aurora Coop avança nas práticas de gestação coletiva de matrizes suínas

Cooperativa atingiu a marca de 82% das propriedades com novo sistema de alojamento em baias coletivas

Aurora Coop avança nas práticas de gestação coletiva de matrizes suínas

A preocupação com o bem-estar animal é um tema de constante debate no meio científico e acadêmico, ganhando espaço também como pauta de avaliações e cuidados dentro da indústria de produtos de origem animal. Desperta o interesse dos países importadores desses produtos, além dos consumidores em geral, preocupados com a maneira como os animais são tratados e criados dentro de uma cadeia de produção, conhecimento que muitas vezes se estabelece como critério de escolha de um produto de uma marca.

Para proporcionar maior qualidade de vida aos animais e promover o bem-estar de acordo com as diretrizes nacionais e internacionais de seus mercados consumidores, a Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) monitora seu sistema de produção por meio de um senso bienal interno, com o objetivo de avaliar os avanços frente às práticas preconizadas para o bem-estar animal.

O diretor vice-presidente de agronegócios Marcos Antônio Zordan informa que, por meio do senso, no ano de 2021 a Aurora Coop revelou avanços com a implementação de novas e melhores práticas relacionadas às políticas de bem-estar animal adotadas nos manejos habituais de criação, principalmente em relação ao apurado no último senso realizado pela cooperativa e divulgado em suas mídias sociais.

O senso bianual é realizado pela equipe técnica das 10 cooperativas componentes do sistema de produção de suínos e envolve mais de 150 profissionais, entre técnicos, zootecnistas e médicos veterinários, que estão constantemente a campo prestando assistência aos produtores rurais. Neste momento, o resultado deste senso coloca a Aurora Coop em um importante patamar no quesito avanço de políticas de boas práticas de produção.

Dentre as pautas abordadas no senso bianual, contemplando um dos principais temas que fazem parte do conjunto de compromissos públicos assumidos pela cooperativa, destaca-se a evolução do sistema de gestação coletiva.

Assim, com base nesta constante preocupação com o bem-estar animal, a cooperativa investe anualmente em treinamentos e materiais técnicos informativos, com o objetivo de avançar nessa área de fundamental importância para indústria de produtos de origem animal. O resultado deste comprometimento não poderia ser outro que não a ocorrência de notória melhoria em relação ao tema, como por exemplo, atualmente, apresentar a importante marca de 82% das propriedades com sistema de alojamento de matrizes suínas em baias coletivas. Este dado corrobora com a política adotada pela cooperativa, pautada na transparência e no comprometimento em relação a questões tão importantes, estando o procedimento eleito devidamente alinhado com a sua visão: “Ser reconhecida como cooperativa referência em alimentos no Brasil e no mundo”.

Além deste importante resultado, fruto do trabalho de todos os envolvidos no sistema de produção, cabe ressaltar que a cooperativa promove constantes investimentos em alternativas para o fomento do bem-estar e da qualidade de vida dos animais, assegurando o comportamento apropriado para cada espécie. Isto é desenvolvido a partir de um programa específico, de bem-estar animal, cumprido dentro das ações desenvolvidas pela Aurora Coop. Dentre estas ações, a implementação do alojamento coletivo de matrizes suínas permite aos animais expressarem o comportamento natural de sua espécie, reduzindo o nível de estresse e promovendo melhores condições para a expressão de traços comportamentais e para a socialização entre os animais.

Como forma de orientação às equipes de assistência técnica e produtores, a Aurora Coop implantou em 2018 a Cartilha de Gestação Coletiva de Matrizes Suínas, material técnico informativo que contém as diretrizes de bem-estar animal na gestação coletiva, assim como as recomendações para construções e adaptações das estruturas físicas nas propriedades, alinhando a base produtiva com os compromissos assumidos pela cooperativa.

Diante da crescente migração mundial para os sistemas de criação em gestação coletiva, é imprescindível que se faça movimento similar, contudo, a partir de embasamentos técnicos sólidos que viabilizem o implemento de estudos sobre os diversos aspectos de adaptação estrutural, bem como, ajuste do fluxo de produção, de investimentos em equipamentos e na capacitação de colaboradores e parceiros cooperados.