Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Peste Suína Africana

Austrália busca novas estratégias de biosseguridade para proteger plantel

A ministra da Agricultura, Bridget McKenzie, realizou uma mesa redonda de emergênciapara identificar o que mais pode ser feito para manter a doença afastada.

Austrália busca novas estratégias de biosseguridade para proteger plantel

O ministério da Agricultura da Austrália está procurando maneiras de aumentar ainda mais a biossegurança do país, em um esforço para impedir que a peste suína africana (PSA) chegue ao país.

A ministra da Agricultura, Bridget McKenzie, realizou uma mesa redonda de emergência em 6 de setembro em Canberra para identificar o que mais pode ser feito para manter a doença mortal dos porcos afastada.

“A peste suína africana é potencialmente o maior evento de doença animal que o mundo já viu e está marchando para o sul através da Ásia, em direção à Austrália”, disse ela. “Precisamos garantir que estamos fazendo todo o possível para manter esta doença fora, a fim de proteger os 2.700 produtores de suínos da Austrália, os 36.000 empregos que dependem de seus negócios e todos os milhões de australianos que gostam de comer nossos alimentos seguros e de alta qualidade. bacon e carne de porco de qualidade”, enfatizou a ministra

Desde que o PSA foi detectado pela primeira vez na China, há mais de um ano, a doença se espalhou pela Ásia e por partes da Europa.

McKenzie disse que o governo aumentou as inspeções de pessoas e pacotes provenientes de países afetados pela ASF. Desde que a segurança foi aumentada, o governo apreendeu 23 toneladas de carne de porco dos países afetados pela ASF; dos suínos apreendidos que foram testados, cerca de 15% foram positivos para o vírus ASF, disse McKenzie.

“Suspendemos o comércio de suínos de alto risco dos países afetados e proibimos os viajantes que traziam carne seca de todos os países”, disse ela. “Mas mais pode ser feito se formos parceiros da indústria”.

McKenzie disse que a Austrália exporta menos de 10% de sua carne de porco em valor, portanto: “Os consumidores australianos seriam duramente atingidos se o impensável acontecer com nossa indústria de carne suína.

“Precisamos que todos levem a biossegurança a sério e garantam que eles não se tornem vetores de uma doença que pode dizimar nossa indústria suína doméstica e nosso modo de vida, fazendo a coisa certa ao trazer as coisas para o país”, disse ela.