Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisa e Desenvolvimento

Avaliação das condições de bem-estar de suínos no Brasil apresenta bons resultados

Estudo conduzido por especialista foi aplicado em 46 granjas de crescimento e terminação

Avaliação das condições de bem-estar de suínos no Brasil apresenta bons resultados

.Um estudo sobre o bem-estar de suínos criados em sistema intensivo no Brasil, desenvolvido por pesquisadores do setor, realizado entre janeiro e abril de 2016 em 46 lotes de diferentes cooperativas brasileiras concluiu que medidas inadequadas relacionadas a bem-estar animal apresentou baixa prevalência.

De acordo com o especialista Cleandro Pazinato Dias, que fez parte do desenvolvimento da pesquisa, o estudo buscou identificar a prevalência de um conjunto de medidas relacionadas ao bem-estar animal. “Este foi aplicado a 46 granjas de crescimento e terminação vinculadas à quatro cooperativas no estado do Paraná, que juntas totalizavam um plantel de aproximadamente 40.100 animais”, explicou o consultor e médico veterinário em seu blog pessoal. 

Dessa forma, o estudo concluiu que, de forma geral, os problemas relacionados ao bem-estar foram baixos, “com valores até mesmo menores que em estudos semelhantes conduzidos em países Europeus”, descreveu o conteúdo. “Entretanto, duas medidas de bem-estar: “frequência de tosses” e “fezes aderidas ao copo do animal” apresentaram alto número de ocorrências, indicando possíveis problemas de bem-estar nos animais avaliados”, concluiu o conteúdo.