Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Feira de Negócio

AveSui América Latina 2022 reúne congressistas e visitantes de vários países no primeiro dia de feira

O evento segue até dia 28 de abril no Lar Centro de Eventos, em Medianeira, no Oeste do Paraná

AveSui América Latina 2022 reúne congressistas e visitantes de vários países no primeiro dia de feira

Depois de dois anos, a principal feira da indústria latino-americana de aves, suínos e peixes retoma ao seu formato presencial. O evento segue até quinta-feira, 28 de abril.

A feira conta com cerca de 100 expositores, com equipamentos, tecnologias e serviços de ponta, os quais irão gerar ganhos significativos de produtividade no campo, agregando melhor rentabilidade aos produtores e agroindústrias.

A feira já registrou, no primeiro dia, congressistas e visitantes de diversos estados do Brasil, como São Paulo, Pernambuco e Mato Grosso, além de representantes de países como Colômbia, França e Coréia.

A gerente de vendas de exportação da empresa de genética francesa está visitando a feira pela primeira vez. Ela escolheu a feira AveSui pois o evento reúne o que há de mais importante na proteína animal, área de interesse da empresa. “O Brasil é um mercado sensacional, a produção suína está crescendo consideravelmente no país e por isso estamos aqui, para conhecer melhor essas tecnologias, o trabalho das cooperativas e dos integrados e oferecer o que nós temos para o mercado. A produção aqui tem um excelente indicador de performance e a AveSui é a plataforma ideal para a nossa empresa conhecer todo esse cenário”, explicou. Milin ainda destacou que esse é um grande evento, o primeiro após pandemia, uma grande oportunidade de expandir no mercado e realizar networking.

O acesso é gratuito e o horário de visitação é das 10h às 18h. Os visitantes devem realizar o seu credenciamento na entrada da feira. A abertura oficial será às 17h, junto a cerimônia de entrega do Prêmio Quem é Quem.

Congresso De Zootecnia

Na parte da manhã foi realizado o 6º Congresso Brasileiro de Zootecnia de Precisão, que trouxe para discussão o assunto “Novas Concepções de infraestrutura – Galpões Inteligentes”.

O primeiro palestrante do dia foi o Prof. Glauber da Rocha Balthazar, do Instituto Federal de São Paulo e pesquisador da Esalq. “Na minha palestra eu apresentei o conceito de animal como biossensor, que consiste em modelos digitais que podem ser aplicados no sistema produtivo, para simular cenários que possam fornecer informações preditivas do sistema de produção”, explicou.

O professor mostrou-se satisfeito com a interação dos congressistas. “A participação foi excelente, o pessoal se interessou bastante pela apresentação, percebe-se que tecnologia sempre chama muito a atenção. As vezes assusta um pouco, pelo custo dessas tecnologias, mas quando mostramos a economia, os valores que diminuem no sistema produtivo, já ajuda bastante”, afirmou.

Ainda segundo Balthazar, existem vários países, universidades e empresas que já estão trabalhando com robótica no sistema produtivo, mas esses robôs eles são sempre voltados para o sistema de manejo, para tomada de decisão especificamente ainda é uma ciência que está em desenvolvimento.

A programação do Congresso conta ainda com uma palestra sobre Frangos de Corte em Aviários Eficientes, ministrada por Álvaro José Baccin, Consultor em Gestão de Projetos Agropecuários na Globoaves – Integrado BRF; a palestra Desenvolvimento de sensores e atuadores nos galpões inteligentes – Visão acadêmica – Case Aves e Suínos, com Prof. Jofran de Oliveira, da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR e a palestra Gestão de Galpões inteligentes, com Jose Rodrigo Galli Franco, Zootecnista e Gerente Sênior de Marketing da Evonik na América Latina.

Para encerrar, uma Mesa Redonda com o tema “Quais as vantagens práticas e econômicas nas Smart Farms”, com Gabriel Borges de Castro – Diretor comercial da STA, Clédio Roberto Marschall – Superintendente responsável pela Inovação na Lar e Cassiano Busatta Pasa – Médico Veterinário Especialista em Ambiência na C. Vale.

Para o coordenador do Congresso, Professor Iran José Oliveira da Silva, da ESALQ/USP de São Paulo, a avaliação do evento é muito positiva. “São grandes discussões interessantes de tecnologia para o futuro da avicultura, estamos com um público bastante interativo. Estamos discutindo a inserção da robótica na avicultura brasileira, mostrando onde poderemos chegar e qual o potencial que esse setor tem. Falamos sobre a inserção dos robôs dentro dos aviários e robôs brasileiros, o que é muito importante, pois iremos ter tecnologia própria, além de falar sobre aviários inteligentes, desde a construção até a fase final de produção. Os robôs estão em fase de teste para poder ir para o mercado”, destacou Iran.

Prêmio Quem É Quem

Hoje, acontece ainda a cerimônia de abertura oficial da feira, a partir das 17 horas, com transmissão ao vivo e online do canal TV Gessulli, do YouTube. Na cerimônia também serão conhecidos os vencedores deste ano do Prêmio Quem é Quem: Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos. São 11 categorias, com 14 prêmios, em análise realizada pela Esalq-USP, que irá destacar o trabalho das cooperativas em diversas áreas.

O prêmio também reconhece os agentes que fazem o dia a dia dessa produção, com categorias abrangendo cooperados, técnicos, gestores e lideranças femininas. O evento é uma grande festa do cooperativismo brasileiro, com a presença dos presidentes e líderes de cooperativas e do sistema cooperativista nacional.

Feira de Negócios

A AveSui ocorre no maior polo produtor de proteína animal da América Latina. O oeste paranaense tem a presença de algumas das principais cooperativas brasileiras de proteína animal, além de uma localização privilegiada. Tendo Medianeira como ponto central, se tem nas proximidades todo o oeste de Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul, fortes produtores de carnes. O município é próximo da fronteira com Argentina e Paraguai, importantes produtores de grãos, assim como todo o Centro-Oeste, especialmente o Mato Grosso do Sul.

Com um ambiente focado em negócios, a feira integra produtores, agroindústrias e investidores com centenas de empresas de tecnologia para os mais diversos elos da cadeia de proteína animal. Realizada desde 2002, é o principal evento do setor de proteína animal da América Latina.

AveSui América Latina

Data: 26 a 28 de abril

Local: Medianeira (PR)

Realização: Gessulli Agribusiness

Site: www.avesui.com