Rainha da Paz
Conteúdo Técnico

AveSui Online 2021 - A Inteligência Artificial e a Transformação Digital da Empresa ao Campo

Apresentada a relação da tecnologia e inteligência artificial na produção animal. Os benefícios são grandes.

13-Abr-2021 14:44 - Atualizado em 13/04/2021 16:48

A palestra “A Inteligência Artificial e a Transformação Digital da Empresa ao Campo” foi ministrada por Dra. Ana Paula Maia, zootecnista e atua como gerente de vendas de produtos digitais para avicultura na LATAM.

A apresentação do tema foi de abertura do 5º Congresso Brasileiro de Zootecnia de Precisão, no dia de hoje, terça-feira 13 de abril, às 10h10, na plataforma digital da AveSui.

A palestra

Tema bastante relevante na produção animal e vivenciado por Ana Paula em sua rotina. A Inteligência Artificial pode causar medo e estranhamento, já que é associado à Revolução das Máquinas.

“A evolução das tecnologias não é tão assustadora quanto parece. Ao invés disso, a IA tem evoluído para trazer benefícios em nossas vidas e já faz parte do nosso cotidiano.”

Às vezes não nos damos conta, mas a Inteligência Artificial está conectada em nosso dia a dia. Ana Paula mostrou essa relação das tecnologias com as ferramentas que são utilizadas no cotidiano das pessoas.

Mas, afinal, o que é Inteligência Artificial?

“Nada mais é do que uma disciplina da Engenharia da Computação. A ciência que permite treinar máquinas para realizarem tarefas humanas simulando o processo humano de aprendizado e tomada de decisões”, aponta Ana Paula.

A inteligência artificial é uma tecnologia que as pessoas usam para fazer coisas, otimizando espaços, tempo e mão de obra.

Como a Inteligência Artificial afeta a produção animal?

Com muita tecnologia disponível, já podemos pensar em uma aplicação nas produções em granjas e fazendas, com uso de censores e monitoramentos em tempo real.

Quando sensores são conectados, é possível controlar inúmeras informações como temperaturas (interna, de água e do ambiente), quantidade de ração e água.

Outra tecnologia é o uso de imagens e sons para avaliar atividades, comportamento e identificar os animais. “O comportamento dos animais tem um grande poder de gerar insights”

Uma das técnicas mais práticas também utilizada é o uso da Robótica. Na Europa vemos bastante o Octopus Poultry Safe, robô autônomo para auxiliar na desinfestação

Técnica de Digitização para transformar um processo analógico em processo digital. Ela que estabelece um processo sólido para melhores tomadas de decisão. Foi abordado também esse processo completo de transformação.

E no futuro?

A tecnologia ajuda na prevenção e tratamento de doenças e outras situações identificadas com antecedência. Por esse motivo, a tecnologia pode ser uma grande aliada na produção animal.

Essa transformação também envolve as pessoas, colocando elas em primeiro lugar, pensando na experiência dos usuários das ferramentas e tecnologias.

11 de Maio de 2021

Produção de suínos na China deve crescer 19% em 2021

Segundo Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China (MARA), a expansão agressiva da capacidade de fazendas de grande escala em 2020 gerou um aumento estimado no abate de suínos para a China

Novos recursos na economia beneficiam o consumo de suínos