Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Banha de porco volta aos cardápios de Nova Iorque

A banha de porco apresenta menos gordura saturada que a manteiga.

Redação SI 20/08/2001 08:50 Os americanos estão voltando a consumir alimentos preparados com banha de porco. De acordo com a reportagem do jornal Folha de São Paulo de 09/08/2001, a banha está voltando porque os consumidores descobriram que os pratos preparados com ela ganham mais sabor e, pasmem, porque a banha apresenta menos gordura saturada que a manteiga.

Segundo o FDA, a banha de porco tem 42% de gordura satura e 54% de gordura insaturada, contra 43% de saturada e 30% de insaturada da manteiga. Outro motivo que está ajudando a volta da banha de porco nas cozinhas mais requintadas de Nova Iorque é o crescimento da população hispânica nos Estados Unidos. De acordo com a reportagem, a cozinha mexicana é a que mais está utilizando a banha de porco em seus pratos. Com isso, O FDA já registrou um aumento no consumo de banha de porco no país. Em 1992, foram consumidas 130 mil toneladas do produto nos EUA. Já em 1999, esse consumo subiu para 250 mil toneladas.

E nem por isso os consumidores adoradores da banha de porco e os hispânicos estão ficando mais doentes. Conforme dados da American Heart Association, apenas 26% da população hispânica adulta tem altos níveis de colesterol, menos do que os 30% dos americanos brancos e o menor índice de qualquer minoria dos EUA.