Fonte CEPEA

Ver cotações

Saúde Animal

Bayer vende unidade de saúde animal para a Elanco por US$ 7,6 bilhões

Saída do negócio de saúde animal completa a série de medidas de portfólio iniciada pela Bayer em novembro de 2018

Bayer vende unidade de saúde animal para a Elanco por US$ 7,6 bilhões

A empresa norte-americana Elanco Animal Health firmou um acordo definitivo para adquirir a unidade de Saúde Animal da Bayer, anunciou a Bayer por meio de nota nesta terça-feira (20/08). A transação está avaliada em US$ 7,6 bilhões, consistindo em US$ 5,3 bilhões em dinheiro, sujeito a ajustes habituais nos preços de compra, e US$ 2,3 bilhões em ações Elanco, com base no preço médio ponderado de 30 dias a partir de 6 de agosto de 2019. O valor da contraprestação é fixado em 7,5%. O valor da transação representa um múltiplo implícito de 18,8x baseado no EBITDA de 12 meses antes de itens especiais da Bayer Animal Health em 30 de junho de 2019. O desinvestimento deverá ser concluído em meados de 2020, sujeito à satisfação das condições habituais de fechamento, incluindo a autorização antitruste.

“Esta transação aumenta nosso foco como líder global em ciências da vida”, disse Werner Baumann, presidente do Conselho de Administração da Bayer AG. A saída do negócio de Saúde Animal marca a maior transação na série de medidas de portfólio iniciada pela Bayer em novembro de 2018. A empresa havia anunciado anteriormente a alienação de suas marcas Consumer Health Coppertone ™ e Dr. Scholl’s ™, juntamente com a venda de seus produtos.  “Estamos, portanto, antecipando o cronograma de uma das principais prioridades para a geração de valor que comunicamos em nosso Dia dos Mercados de Capitais em dezembro de 2018”, disse Baumann.

A combinação é altamente complementar e cria a segunda empresa de saúde animal, com três posições principais em uma ampla gama de espécies e geografias. Também aprimora o portfólio da Elanco de marcas líderes globais e reforça seus recursos de inovação e seu pipeline de P & D.

“Eu tenho um enorme respeito pela equipe de Saúde Animal da Bayer e sua paixão compartilhada para melhorar a saúde e o bem-estar dos animais”, disse Jeffrey N. Simmons, presidente e diretor executivo da Elanco. “A combinação do forte relacionamento da Elanco com os veterinários e a liderança e comércio eletrôn da Bayer no varejoico acabará beneficiando todos os nossos clientes. Estamos ansiosos para nos juntarmos aos nossos portfólios e capacidades complementares para construir uma empresa de saúde animal totalmente focada, proporcionando um fluxo sustentado de inovação para agricultores, veterinários e donos de animais ”.

O negócio de Saúde Animal da Bayer é líder global no segmento, com vendas de US$ 1,8 bilhão no ano fiscal de 2018. Desenvolve e comercializa produtos e soluções inovadores para prevenir e tratar doenças em animais de companhia e de criação. A família Advantage ™ de produtos de controle de pulgas, carrapatos e vermes, por exemplo, está entre os produtos de maior sucesso no mercado há anos. Além disso, o inovador colar Seresto ™ é um dos produtos que mais cresce nesta área.

“Gostaríamos de agradecer a todos os nossos funcionários da área de Saúde Animal pelo compromisso que demonstraram ao longo dos anos e pelo sucesso que isso trouxe à Bayer e ao nosso negócio de Saúde Animal. Também fomos capazes de proteger os interesses de nossos funcionários ”, disse Baumann. Sob o acordo com a Elanco, todos os funcionários da Bayer Animal Health terão pelo menos um ano de proteção empregatícia contra a rescisão unilateral com benefícios semelhantes e não menos favoráveis no total.

O Bank of America Merrill Lynch e o Credit Suisse atuaram como consultores financeiros da Bayer, enquanto Sullivan & Cromwell, PwC Legal e Linklaters atuaram como consultores jurídicos.