Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Capacitação

BEA em foco: profissionais do Vale do Piranga retiram dúvidas sobre o tema

A Assuvap recebeu em sua sede mais de 30 produtores e gerentes de granja para o quinto módulo do treinamento de suinocultores, colaboradores e chefes de setor

BEA em foco: profissionais do Vale do Piranga retiram dúvidas sobre o tema

Bem-estar animal (BEA) é uma das áreas que mais geram questionamentos nos profissionais do setor, por exigir algumas mudanças no sistema de produção. Na tarde de 24/7, a Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) recebeu, em sua sede, mais de 30 produtores e gerentes de granja para o quinto módulo do Treinamento de Suinocultores, Colaboradores e Chefes de Setor, onde eles puderam retirar as principais dúvidas sobre boas práticas na suinocultura e as normas de BEA com o consultor Cleandro Pazinato.

O público participativo fez uma série de perguntas ao palestrante e acrescentou conteúdo ao debate. Pazinato avaliou que a sala cheia demonstrou que as pessoas têm interesse pelo tema, que representa o futuro e a preparação do setor. Segundo ele, as palestras realizadas pela associação são oportunidades para apresentar para os colaboradores das granjas as novidades internacionais.

“Mostramos o que outros países estão fazendo, as recomendações da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), deixando claramente para eles alguns aspectos que precisam ser mudados, de acordo com as normas”, disse.

Pazinato apresentou vários exemplos, como os procedimentos com animais recém-nascidos, corte de calda e castração. “Essa parte de manejo, o público já pode sair daqui e no dia seguinte, quem sabe, aplicar na prática”, sugeriu.

O palestrante ainda afirmou que BEA envolve todo o ciclo, listando os quatro pilares que sustentam a ideia: “Boa alimentação, bom alojamento, boa saúde e comportamento adequado, estes são os fundamentos que permitem uma boa qualidade de vida para o animal”, explicou.

No Vale do Piranga, alguns pontos de BEA já são aplicados nas granjas. Pazinato reitera que o objetivo da palestra foi apontar um “caminho a seguir, uma evolução, de uma maneira científica”, fazendo valer a missão da Assuvap de levar informações atualizadas e contribuir para o aperfeiçoamento da suinocultura da região.

A associação já realizou diversos cursos de capacitação durante o ano de 2019, abrangendo os principais assuntos da cadeia suinícola, como BEA, uso de antibióticos, atuação política, meio ambiente, dentre outros.

As palestras do Treinamento de Suinocultores, Colaboradores e Chefes de Setor são realizadas pela Assuvap e Coosuiponte e contam com o apoio das empresas +Parceiras da Suinocultura cota ouro: Bayer/Dianagro, DB, Nutritec, Farmabase, MSD, Ourofino; e +Parceiras prata: Sauvet, Vansil e Uniquímica.