Bélgica confirma casos de PSA em javalis

É a primeira ocorrência conhecida da doença viral na Europa Ocidental desde que o vírus aterrissou na Geórgia e na Armênia em 2007.

Bélgica confirma casos de PSA em javalis

A Agência Federal Belga para a Segurança da Cadeia Alimentar (FASFC) confirmou a PSF em 2 javalis perto da aldeia belga de Étalle, na província sul do Luxemburgo. A aldeia está localizada em um local onde muitas fronteiras se encontram, mas onde há relativamente poucas fazendas de porcos. É a cerca de 20 km da fronteira francesa, bem como a 20 km da fronteira com o país Luxemburgo. A fronteira alemã é de 65 km.

A infecção foi descoberta através de pesquisas regulares em javalis. As autoridades belgas estão tomando medidas para impedir a propagação do vírus. Essas medidas incluem a caça na área onde a infecção foi encontrada.

Ainda não está claro até onde o vírus chegou no sul da Bélgica. O local conhecido mais próximo para o vírus existe entre javali é em torno de Zlín no leste da República Checa, aproximadamente 1.000 km para o leste.

Nenhuma fazenda de porcos foi encontrada infectada. A Bélgica tinha PSA antes, mas erradicou a doença viral em 1985.

Na vizinha Holanda, a apenas 150 km ao norte de onde a doença foi encontrada, a ministra da Agricultura, Carola Schouten, respondeu rapidamente. Ela disse: “Esta é uma situação séria para a Bélgica. Para manter o risco de a Holanda ser o menor possível, monitoraremos a situação continuamente e veremos se todas as medidas de precaução tomadas são suficientes”.

Ela continuou: “Os transportadores que transportam, por exemplo, porcos de países onde a ASF está sendo encontrada em fazendas, terão que ser limpos na fronteira. Além disso, estamos monitorando intensivamente a população de javalis na Holanda. ”