Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroceres PIC

Bem-Estar animal como prioridade máxima. Juliana Ribas apresenta palestra gratuita na AveSui dia 14/04

Depois de se tornar a primeira empresa de genética de suínos a contar com um departamento dedicado ao bem-estar animal, a Agroceres PIC intensifica ações para elevar ainda mais o conforto e a segurança dos suínos em sua estrutura de produção. 

Bem-Estar animal como prioridade máxima. Juliana Ribas apresenta palestra gratuita na AveSui dia 14/04

Após eleger o bem-estar animal com uma de suas políticas prioritárias, e reafirmando seu protagonismo nessa área, a Agroceres PIC vem intensificando as ações para elevar ainda mais o conforto e a segurança dos animais em sua estrutura de produção. “Os investimentos são crescentes e vêm integrando diferentes áreas da empresa em busca de novas oportunidades de melhoria” afirma Juliana Ribas, Gestora de Boas Práticas de Produção e Bem-Estar Animal, que estará presente na AveSui Online 24H/7D, com o tema One Health no dia 14/04 (quarta-feira).

Confira a programação completa da AveSui Online 2021 aqui

Várias iniciativas estão sendo postas em prática. Para dar sustentação ao programa, por exemplo, uma série de materiais foram elaborados tanto para a capacitação e orientação técnica da equipe, quanto para a instituição da “cultura do bem-estar animal” entre os colaboradores da empresa e, também, de seus parceiros multiplicadores. “Os treinamentos são multidisciplinares e englobam protocolos e as boas práticas em todas as fases da granja, inclusive no transporte e entrega dos animais”, explica Juliana.

Para as unidades de produção próprias alguns manejos estão sendo revisados e novos parâmetros técnicos vêm sendo estabelecidos. Também foram especificadas as diretrizes e normas para a prática da eutanásia da empresa, a fim de reforçar o atendimento dos princípios de bem-estar animal e garantir a capacitação dos operadores para o atendimento às regras prescritas pelas legislações nacionais e internacionais.

No âmbito do transporte de suínos, além das iniciativas que já vinham sendo executadas – como o treinamento de motoristas e o uso de caminhões equipados com carrocerias com controle interno de temperatura e sistema de hidratação dos animais com uso de eletrólitos -, foi elaborado um plano de contingência, que prevê todas as medidas a serem adotadas em caso de acidente rodoviário. Trata-se do primeiro programa nacional de contingência para o transporte de suínos que, somado às medidas já adotadas, fazem da Agroceres PIC uma referência no assunto.

“Todo esse trabalho está alicerçado em 5 pilares – cuidados diários com os animais, planos de contingência, eliminação de eventuais maus tratos, eutanásia e transporte, e é baseado na transformação de cultura, que como tal, exige educação, quebra de paradigmas, implementação de novas ações e um sistema de monitoramento para podermos avaliar a efetividade no campo”, explica Juliana Ribas. Segundo ela, o objetivo é desenvolver esse trabalho nas unidades de produção da empresa e, depois, levá-lo à rede de multiplicação e aos clientes.

Juliana Ribas