Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Entrevista

Bioeconomia: oportunidade histórica para o Brasil

Com todos os elementos necessários para desenvolver uma economia sustentável, ocupando inclusive um papel de liderança mundial, o país tem de aproveitar a oportunidade que se abre, o que possibilitaria a ele se tornar um exportador de produtos processados com maior valor agregado

Bioeconomia: oportunidade histórica para o Brasil

Uma grande oportunidade se abre para o Brasil em um futuro não distante. O mundo caminha em ritmo cada vez mais acelerado rumo às chamadas bioeconomia e economia circular. A primeira busca estimular o desenvolvimento de insumos e produtos aproveitando os recursos da biodiversidade agregado de tecnologias inovadoras. A segunda se baseia no uso eficiente dos recursos naturais por meio da ampliação da vida útil de insumos e produtos, aplicando processo de reciclagem.

Quando se fala em bioeconomia, principalmente, o Brasil possui todos os elementos essenciais para o avanço nesta área, sendo um dos poucos países com todas estas características. O país possui biodiversidade, grandes volumes de produção de biomassa e uma estrutura relevante e massa crítica na área de Pesquisa & Desenvolvimento. O mundo hoje não possui ainda uma liderança estabelecida nesta área, tendo somente o que poderíamos chamar de iniciativas importantes.

Confira a entrevista completa na Edição 299 da Revista Suinocultura Industrial