Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

Biosseguridade: o que não pode faltar em uma granja de suínos?

Como se tem observado nos últimos anos, os desafios sanitários com a emergência de novas doenças ou a reemergência de doenças já erradicadas, tem causado danos severos a suinocultura em diversos países

Biosseguridade: o que não pode faltar em uma granja de suínos?

Como exemplos mais recentes e de maior impacto, tivemos o surto de Peste Suína Africana (PSA) a partir de 2018 na China e em outros países asiáticos e o surto de PEDV na América da Norte, especialmente nos Estados Unidos a partir de 2013. Ambos tiveram impacto no fornecimento mundial de carne suína, mas especialmente a PSA na China, a qual, a partir do final de 2020, notificou novos surtos da doença. Essa enfermidade atingiu o maior rebanho mundial de suínos que é formado principalmente pela China, e também por outros países asiáticos como o Vietnã, Camboja, Laos, Filipinas, entre outros. Nestes países a carne suína é a mais consumida, e os surtos de PSA afetaram o preço e demanda não apenas da carne suína, mas também de outras carnes.

Quando se estudam as epidemias das enfermidades citadas, percebe-se a importância dos sistemas de biosseguridade para uma cadeia de produção animal.

 

Confira o artigo completo abaixo ou clique aqui para download!