Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biotecnologia

Lei de transgênicos é alvo de polêmica

Da Redação 09/02/2004 – 07h10 – Para agricultores, legislação representa avanço mas ainda há muita burocracia na comercialização. A burocracia ainda predomina nas discussões sobre os produtos transgênicos. A lei de Biossegurança recém-aprovada na Câmara foi considerada como um pequeno avanço pelos agricultores, para quem houve melhoria em relação às pesquisas. No aspecto de plantio e comercialização de produtos alterados geneticamente, porém, ainda predominam os entraves. “As questões relacionadas ao plantio e venda de transgênicos ainda estão muito burocratizadas”, diz Flavio Turra, técnico da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar).

Para Luiz Hafers, líder rural e ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), as forças contrárias à liberação dos transgênicos lutam muito para ganhar tempo, mas cedo ou tarde o Brasil acabará cedendo à tecnologia. “Ninguém segura a modernidade”, diz. Em sua opinião o setor precisa deixar de lado as discussões radicais e políticas para passar para os temas técnicos e de impacto social.

Na opinião de Flavio Turra, a comunidade científica recuperou parte de sua importância em relação às discussões sobres os avanços tecnológicos. “A palavra final em relação ao material a ser pesquisado será da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio)”, afirma o técnico. Mas em relação à comercialização, a decisão ficará a cargo do conselho Nacional de Biossegurança (CNBS), constituído por 15 ministros.