Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Missão

Blairo Maggi vai a Abu Dhabi em busca de investimentos estrangeiros

Ministro irá participar da Agriscape em busca de investimentos no agronegócio brasileiro

Blairo Maggi vai a Abu Dhabi em busca de investimentos estrangeiros

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, vai liderar uma delegação brasileira na Agriscape – Exposição Internacional de Investimentos Agrícolas no Exterior, que será realizada nos dias 29 e 30 de outubro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

“A Agriscape reunirá durante dois dias investidores e fundos de investimentos do Oriente Médio, e o ministro Blairo vai participar levando empresas que têm projetos de atração de investimentos”, disse o diretor do Departamento de Promoção Internacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Evaldo da Silva Júnior.

De acordo com ele, o Mapa tem um banco de dados com 180 projetos em várias áreas do agronegócio atrativos para investidores estrangeiros, tanto na produção agrícola e pecuária como na agroindústria e em bioenergia. “São projetos em todas as áreas do agronegócio e no Brasil inteiro”, afirmou Silva.

Maggi vai dar uma palestra sobre o agronegócio brasileiro e apresentar o portfólio de projetos reunidos pelo Mapa, e será realizada rodada de negócios entre investidores da região, representantes do ministério, de empresas e de entidades setoriais.

A Agriscape será promovida pelo Centro de Segurança Alimentar de Abu Dhabi, pela Aliança de Segurança Alimentar de Abu Dhabi e pelo Ministério dos Assuntos Estrangeiros e Cooperação Internacional dos Emirados.

A questão da segurança alimentar tem grande importância para a região, pois os países do Golfo não são autossuficientes na produção de alimentos e dependem das importações. Uma das opções para garantir o abastecimento dos mercados locais é investir em projetos agropecuários no exterior.

Antes do evento, o Mapa pretende disponibilizar em seu site uma versão online do portfólio que poderá ser consultada por investidores e abastecida por companhias brasileiras que têm projetos na área.

Segundo informações da Emirates News Agency (WAM), no ano passado a Agriscape registrou um saldo de 4 bilhões de dirhans dos Emirados (mais de US$ 1 bilhão) em negócios. Participaram 51 expositores de 40 países e 300 “compradores”, ou seja, representantes de fundos, empresas e outros potenciais investidores.

De acordo com Silva, a ida a Abu Dhabi faz parte de uma missão mais ampla organizada pelo Mapa e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) que incluirá também passagens por Singapura, China e Japão. Maggi, porém, só estará na Agriscape e na feira China International Import Expo (CIIE), em Xangai, de 02 a 11 de novembro.

Posteriormente, o Mapa voltará a Abu Dhabi para participar da mostra do setor alimentício Sial Middle East, onde haverá espaço para 17 expositores brasileiros e uma rodada de investimentos.