Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumo

Bolsonaro diz que Brasil está importando soja por alta de preços

Ele não falou em volumes de importações de soja ou origens específicas do produto

Bolsonaro diz que Brasil está importando soja por alta de preços

O Brasil, maior produtor e exportador global de soja, está importando soja e arroz devido a uma alta nas cotações internas, mas não deve tomar medidas intervencionistas no mercado, disse o presidente Jair Bolsonaro a apoiadores, conforme vídeo publicado no final da noite de quarta-feira.

“Importamos 400 mil toneladas de arroz dos Estados Unidos. Estamos importando agora soja porque o preço está subindo. Se eu tabelar óleo de soja, vai deixar de ter na prateleira”, afirmou, indicando que não intervirá no mercado.

Ele não falou em volumes de importações de soja ou origens específicas do produto, e o volume citado para o arroz é referente à cota completa para importações isentas de tarifas do Mercosul, após os preços atingirem recordes, como é o caso também da oleaginosa.

De janeiro a setembro, as importações de soja pelo Brasil já somaram 528 mil toneladas, conforme dados do governo, que apontam entre os fornecedores países do Mercosul, principalmente o Paraguai. Já as importações de arroz somaram no mesmo período 542 mil toneladas, também os paraguaios ofertando a maior parte (380 mil), seguidos pelos uruguaios (103 mil), enquanto as cargas compradas nos EUA estão a caminho.

Mas, desde que o país liberou importações de soja e milho sem tarifa de fora do Mercosul, aumentaram as especulações que os EUA pudessem ser fornecedores dos produtos. Compras dentro do Mercosul não pagam tarifas.