Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cooperação Internacional

Brasil e Argentina se comprometem a atuar pela segurança alimentar mundial

Ministros da Agricultura dos dois países divulgaram comunicado conjunto após reunião em Buenos Aires

Brasil e Argentina se comprometem a atuar pela segurança alimentar mundial

Os ministérios da Agricultura do Brasil e da Argentina se comprometeram a atuar na luta contra a fome e a desigualdade no acesso aos alimentos em nível global. Reunidos em Buenos Aires nesta quinta-feira (30) o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Marcos Montes, e o ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Julián Domínguez, reiteraram o compromisso dos dois países com a produção alimentar sustentável e de, juntamente com outros países da região, contribuirem para a segurança alimentar global.

O ministro brasileiro destacou que os dois países são grandes potências do agro mundial. “Aqui acertamos os detalhes para que juntos possamos mostrar ao mundo as nossas potencialidades”. Julián Domínguez disse que Brasil e Argentina têm um caminho muito importante para percorrer juntos. “Estamos conscientes de que com nossa forma de produzir podemos garantir a segurança alimentar mundial”, destacou.  Os dois lados também repassaram temas da agenda comercial bilateral. 

Após o encontro, os dois países divulgaram um comunicado conjunto destacando que, para combater a fome, é preciso implementar uma abordagem abrangente, incluindo uma maior e melhor oferta de alimentos, bem como a garantia de que todas as pessoas tenham acesso físico, social e econômico aos alimentos. 

“Para tanto, é essencial que a comunidade internacional empreenda um trabalho sério para reformar as regras que regem o comércio agrícola mundial, que ainda é dominado por fortes distorções (tarifas de importação elevadas, subsídios e medidas não-tarifárias sem base científica). Este tipo de medidas afeta profundamente o desenvolvimento dos nossos países e corrói a segurança alimentar”. 

O documento reitera que não existem modelos de produção únicos e que as soluções devem ser adaptadas às realidades locais. 

Também participaram do encontro o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim. Marcos Montes também se reuniu hoje com o diretor-geral do  Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero e participou da posse do novo representante do IICA na Argentina, Fernando Camargo, ex-secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Mapa.