Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Projeto

Brasil e Espanha articulam criação de entidade mundial para suinocultura

Conclusão do processo está programada para ocorrer durante o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (Siavs), no ano que vem.

Brasil e Espanha articulam criação de entidade mundial para suinocultura

Lideranças do Brasil e da Espanha estão articulando a formação de uma entidade mundial para a suinocultura. Em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) diz que o presidente da entidade e o diretor executivo estiveram em Madri nesta semana para uma reunião com a Interporc, que representa a cadeia produtiva espanhola do segmento. A conclusão do processo está programada para ocorrer durante o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (Siavs), em São Paulo, em agosto do ano que vem.

“A proposta é unificar os grandes produtores mundiais de carne suína em uma agenda conjunta em temas técnicos e assuntos que não envolvam questões comerciais”, informa o comunicado da ABPA. O modelo idealizado é semelhante ao adotado pelo Conselho Mundial da Avicultura (IPC, na sigla em inglês), com foco em assuntos técnicos.

Durante o encontro em Madri, foi definido que os brasileiros convidarão países da América Latina para fazerem parte da futura entidade, enquanto os espanhóis estarão encarregados de trazer integrantes da União Europeia e do Canadá.