Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Brasil e Rússia debatem medidas sobre ractopamina no dia 24 de abril

Encontro tem como objetivo extinguir qualquer dúvida que ainda possa existir em relação às medidas adotadas pelo Mapa quanto ao uso da ractopamina

Brasil e Rússia debatem medidas sobre ractopamina no dia 24 de abril

O secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Odilson Luiz Ribeiro e Silva, em resposta ao documento entregue no mês de março ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, emitiu uma carta à Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – ACSURS. Na carta o secretário informou que no dia 24 de abril será realizado um segundo encontro entre especialistas do Brasil e da Rússia para discutir a questão do embargo referente à ractopamina.

No documento, redigido na última quarta-feira (18/04), o secretário reforça o comprometimento do Ministério com a suinocultura gaúcha, ressaltando a importância da atividade para a economia brasileira, tanto pela oferta de produtos de qualidade quanto pela significativa geração de empregos. O secretário enumerou as iniciativas do Ministério junto à Rússia, apresentando uma retrospectiva desde a notificação do governo russo, em novembro de 2017, e o início das restrições impostas à importação das carnes suína e bovina, a partir do dia 1 de dezembro de 2017.

Informou ainda que no dia 24 de abril haverá um segundo encontro entre especialistas brasileiros e russos, na cidade de Bruxelas, na Bélgica, com o objetivo de extinguir qualquer dúvida que ainda possa existir em relação às medidas adotadas pelo Mapa quanto ao uso da ractopamina.

O documento cita uma carta assinada pelo ministro Blairo Maggi e dirigida ao ministro da Agricultura da Rússia, Aleksandr Nikolayevich Tkachov, na qual esclarece a questão detalhadamente e se coloca à disposição para buscar uma solução rápida para o embargo. “Dentro as ações que o Mapa vem desenvolvendo, cabe mencionar a intensiva atuação da Adidância Agrícola na Embaixada do Brasil em Moscou junto ao Governo russo para a solução da questão e a retomada das exportações de carnes”, frisa o secretário.

Para finalizar, complementa que, diante do contexto, o Ministério aguarda uma reação positiva por parte da Rússia em relação à retomada das exportações de carne suína para o país.

O pedido ao Mapa

No documento entregue pela ACSURS ao Mapa, durante uma reunião entre o ministro com líderes rurais e representantes dos produtores gaúchos em Não-Me-Toque (RS), foram apresentadas as dificuldades dos suinocultores devido à queda do preço pago pelo suíno após o embargo russo. ”Em função do embargo russo, existe até esta data (07/03/2018) uma diminuição no preço do suíno vivo de R$ 1,22 ao quilo. Além disso, os custos de produção como milho e farelo de soja não param de subir, fazendo com que o produtor trabalhe no vermelho”, afirmou a entidade no documento.

Do encontro com o ministro participaram o presidente da ACSURS, Valdecir Luis Folador, vices Mauro Gobbi e Jean Fontana, e Edson Zancanaro, conselheiro fiscal da entidade. “Os produtores necessitam, com urgência, que a questão do embargo se resolva e que as exportações à Rússia sejam retomadas”, destaca Folador. Com informações da assessoria de comunicação da ACSURS.