Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Brasil realiza semana em homenagem a certificação de país livre de febre aftosa

A comemoração faz parte da certificação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), programada para o dia 24 de maio, em Paris

Brasil realiza semana em homenagem a certificação de país livre de febre aftosa

O Governo Federal realizará entre os dias 2 e 5 de abril a semana em homenagem ao Brasil Livre de Febre Aftosa, onde organizará eventos em Brasília (DF) e São Leopoldo (MG). Segundo nota do Ministério da Agricultura, a comemoração faz parte da certificação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que deve reconhecer o Brasil como país livre de febre aftosa com vacinação no dia 24 de maio, em Paris. 

A semana de comemoração contará com sessão solene do Senado Federal, no dia 2, e sessão solene na Câmera Legislativa do DF, no dia 3. Além da inauguração de painéis relacionados com a febre aftosa no país, destacando o processo realizado em 2018 da erradicação até a certificação. 

A semana ainda conta com visita técnica ao Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) de Pedro Leopoldo (MG), referência internacional em febre aftosa e biossegurança máxima de diagnóstico da doença no Brasil, no dia 4. Para o dia 5, a programação conta com a cerimônia da Erradicação Plena da Aftosa no Brasil, na sede da Embrapa em Brasília. 

Os eventos contarão com a presença do ministro Blairo Maggi, além do presidente, Michel Temer, e de representantes do setor do agronegócio brasileiro. Está confirmada a presença do presidente dos Correios, Guilherme Campos, que lançará selo comemorativo, e do presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins.