Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

PSC

Brasil registra caso de peste suína clássica

Autoridades identificaram animal infectado em uma criação caseira no Ceará, Estado que não faz parte da zona livre da doença no país

Brasil registra caso de peste suína clássica

O Brasil notificou a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) sobre um caso de peste suína clássica no país, o que não ocorria desde novembro de 2019. A doença foi diagnosticada no dia 14 de setembro em um animal de uma produção “de quintal” no Ceará. O exame foi feito pelo Laboratório Federal de Defensa Agropecuária de Minas Gerais.

No comunicado à OIE, o governo brasileiro ressaltou que o Ceará não faz parte da zona livre de peste suína clássica do Brasil e que há restrições para a circulação de animais e produtos entre o Estado e áreas consideradas livres da doença.

“As investigações ainda estão em andamento para identificar a origem e ligações epidemiológicas. As medidas de erradicação serão implementadas com abate dos animais existentes na propriedade e contatos dentro da mesma unidade epidemiológica”, disse o governo à OIE.

A peste suína clássica é diferente da variante africana, doença que ressurgiu nas Américas em meados deste ano, em casos identificados na República Dominicana e no Haiti. Até o momento, não há registros dessa doença em outros países do continente.

Considerada mais grave que a variante clássica, a peste suína africana não tem cura. A doença foi a responsável por dizimar quase metade do rebanho de suínos da China entre 2018 e 2019.