Sustentabilidade

BRF incentiva a reutilização sustentável de dejetos de suínos para produção de energia e adubo para plantações

Iniciativa com produtores integrados tem como foco impulsionar a suinocultura aliada à sustentabilidade ambiental

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, incentiva mais uma iniciativa visando a preservação do meio ambiente em sua cadeia de produção. A empresa apoia a utilização e o reaproveitamento de dejetos de suínos nas instalações de seus integrados a fim de garantir uma cadeia de suinocultura mais sustentável junto aos seus produtores.

“O processo de criação de suínos gera dejetos que necessitam ser corretamente tratados e destinados para não contaminar o solo. Na BRF, fomentamos o manejo de dejetos de forma eficiente, segura e produtiva, a fim de reaproveitarmos o insumo para gerar energia e posteriormente aplicá-lo como fertilizante orgânico em lavouras tradicionais, como milho, soja e algodão, áreas de reflorestamento e em pastagens para o gado e melhor produção de forrageiras”, explica Vilto Meurer, diretor de Agropecuária da BRF.

Dentre os benefícios dessa prática, além da geração de energia a um baixo custo, destaca-se a redução de gastos com a compra de fertilizantes e a diminuição da necessidade de área agrícola para a aplicação de dejetos.

Em sua unidade de Lucas do Rio Verde (MT), por exemplo, a BRF conta com um produtor integrado que faz uso desta prática. Localizada em Tapurah, cidade reconhecida como a capital da suinocultura do estado do Mato Grosso, a fazenda Seis Amigos, produtora de leitões, feno e bovinos de corte, é referência no aproveitamento sustentável dos dejetos de suínos de sua produção por meio da utilização de biogás.

Os dejetos dos suínos são tratados em biodigestores que geram o biogás, utilizado na geração de energia elétrica, movendo os motores estacionários na distribuição dos dejetos líquidos que são destinados à fertirrigação da pastagem para a alimentação dos animais da propriedade e produção de feno.

“A partir da energia gerada por esse sistema, conseguimos agregar valor a diversas outras atividades aqui da fazenda, como a pecuária, em um ciclo produtivo eficaz e autossustentável. Temos um compromisso forte com o meio ambiente e a sustentabilidade”, explica Rafael Ottonelli, gerente da área de Suínos da fazenda Seis Amigos.

Segundo Ottonelli, os dejetos de suínos são capazes de gerar mais de 5 milhões de kW/ano por meio da utilização do biogás oriundos dos 18 biodigestores instalados na fazenda. A propriedade conta atualmente com um plantel de mais de 13 mil matrizes, com uma produção efetiva estimada em de 370 mil leitões.

A Fazenda Seis Amigos também produz energia elétrica por meio do sistema fotovoltaico. A propriedade possui uma planta com mais de 1.700 painéis solares que produzem mais de 1.200.000 kWh/ano.

“Com a produção em paralelo ao sistema fotovoltaico, somada à geração através dos motores geradores, a fazenda é autossustentável na questão energética, utilizando tecnologias de produção limpa e renovável”, aponta Evandro Martimiano, sócio proprietário e atual gestor da fazenda.

Todos os produtores integrados da BRF possuem licença para esse tipo de operação, que é validada pelos órgãos fiscalizadores SEMA (Secretaria do Estado do Meio Ambiente) e as Secretarias de Agricultura de Meio Ambiente (SAMA) das prefeituras dos municípios onde estão alocados os integrados.

Sobre a BRF

Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF, está presente em 127 países. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos – para pessoas e seus pets em todo o mundo – por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade. A empresa baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 300 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.