Agroindústria

BRF investe em reflorestamento para garantir fornecimento sustentável de combustível em suas unidades

Projeto envolve planejamento elaborado e traz benefícios financeiros e ambientais, além de proteção contra patógenos em suas unidades

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, possui no Brasil uma extensa área de floresta plantada, com aproximadamente 30 mil hectares de eucalipto em 192 fazendas nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que servem como fonte de energia e proteção contra patógenos para as unidades fabris dessas regiões.

As florestas da BRF são compostas por mudas de material genético selecionado, resistentes a pragas e intempéries característicos de cada região, como geadas e indisponibilidade hídrica. Além disso, servem como barreira sanitária para isolar e proteger as unidades produtivas do risco de contaminação por patógenos trazidos pelo vento e como matéria-prima para a produção de lenha e cavaco para geração de vapor utilizado em toda a fábrica, sendo uma fonte de energia renovável e sustentável quando comparada ao uso de gás e outros combustíveis poluentes. E ainda auxilia na regulação climática da região, com a diminuição da temperatura local, fixação de CO2 (dióxido de carbono, causador do efeito estufa).

Para manter esse sistema, a BRF dispõe de um elaborado planejamento de médio e longo prazo, que envolve o arrendamento de novas áreas, manutenção e o reflorestamento contínuo regiões onde atua.

“Na BRF temos a grande responsabilidade de utilizar a energia de forma eficiente e responsável. O consumo é acompanhado diariamente pelas nossas equipes de eficiência energética, que monitoram, tratam desvios pontuais e propõem planos de ação, se preciso. Em 2021 alcançamos 90% de consumo de energia proveniente de fontes renováveis em nossas operações”, afirma Cícero Suzin, diretor de CIEX Engenharia e Meio Ambiente da BRF.

O Plano BRF de Sustentabilidade prevê que a Companhia aumente para 50% a autoprodução de energia elétrica proveniente de fontes limpas até 2030. Para atingir esse objetivo, a empresa tem promovido algumas iniciativas que estão conectadas com seu compromisso de se tornar Net Zero até 2040. Em 2021, por exemplo, a BRF firmou parceria com a AES Brasil para a construção de um parque eólico, e com a holding brasileira Pontoon, para a criação de um complexo de energia solar. Com os dois projetos será possível garantir energia necessária para atender dois terços das necessidades de suas unidades no Brasil.