BRF lança projeto piloto para reaproveitamento de resíduos em filiais de grãos
Iniciativa está em sintonia com a agenda ESG da Companhia e com seu compromisso de gestão sustentável da cadeia
A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, inicia testes piloto para aprimorar a gestão de resíduos em suas filiais de grãos no Brasil. A iniciativa, que contempla 14 unidades, está em linha com os compromissos de Sustentabilidade da companhia e prevê o reaproveitamento de materiais que seriam descartados em uma das etapas do processo, evitando o desperdício.
Os grãos são transportados do campo até as filiais de beneficiamento da BRF e o processamento consiste nas etapas de: classificação, limpeza, secagem e armazenamento. Por meio da ação, os resíduos gerados na etapa de limpeza, podem, entre outras alternativas, ser destinados à geração de energia das fornalhas, onde é realizada a etapa de secagem dos grãos.
“É uma ação inovadora no setor que, além de estar conectada ao meio ambiente, também gera economia. Com a iniciativa, os resíduos sólidos, que até então geravam custo de destinação, passarão a ter valor agregado. Estamos fortemente focados em iniciativas ESG, em parceria com a Diretoria de Sustentabilidade da Companhia”, afirma Gilson Ross, diretor de Operações e Compras de Commodities da BRF.
“Ter uma gestão sustentável faz parte do nosso dia a dia. Essa iniciativa integra a agenda de sustentabilidade de nossa cadeia de grãos, juntamente a outras ações, como nossa Política de Compra Sustentável de Grãos, rastreabilidade na originação e no compromisso de sermos Net Zero até 2040. Temos grande preocupação com questões socioambientais e seguiremos focados em inovar nos nossos processos de beneficiamento, e fazer melhor, cada vez mais”, enfatiza a diretora de Sustentabilidade da BRF, Mariana Modesto.
A BRF comercializa aproximadamente 6,5 milhões de toneladas de grãos por ano, destinados a alimentação animal de sua cadeia e tem como foco dar celeridade para ampliação do projeto nas demais filiais de grãos do país.
Assuntos do Momento

Exportações de carne suína à China diminuem, mas envio a outros países aumenta
É importante ressaltar que a China vem diminuindo a necessidade de comprar proteína no mercado internacional
Mesmo com entrada de 2ª quinzena, preços no mercado de suínos sobem
Segundo pesquisadores do Cepea, no caso do animal vivo, esse movimento de reação é influenciado pela baixa disponibilidade de suíno em peso ideal para abate, pelo clima ameno e por eventos festivos que favorecem o consumo

Rio de Janeiro sedia o principal evento científico da suinocultura mundial
Mercado, ciência e as projeções para a suinocultura mundial serão debatidos durante o IPVS 2022

Rebanho de matrizes suínas da China tem primeiro aumento mensal em um ano
O rebanho vinha se contraindo no ano passado, já que a queda nas margens dos suínos levou alguns fazendeiros a sair do mercado

Aumento da margem de carne suína na China pode beneficiar grandes indústrias, como JBS e BRF
Após a redução no rebanho que vinha ocorrendo em função da diminuição da margem de carne suína na China, maio foi o primeiro mês de aumento do rebanho em 2022

Produção global de carne suína em 2022
Por Osler Desouzart, CEO da ODConsulting