Alltech SI
ESG

BRF lança projeto piloto para reaproveitamento de resíduos em filiais de grãos

Iniciativa está em sintonia com a agenda ESG da Companhia e com seu compromisso de gestão sustentável da cadeia

Redação, com informações BRF
12-Mai-2022 08:11

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, inicia testes piloto para aprimorar a gestão de resíduos em suas filiais de grãos no Brasil. A iniciativa, que contempla 14 unidades, está em linha com os compromissos de Sustentabilidade da companhia e prevê o reaproveitamento de materiais que seriam descartados em uma das etapas do processo, evitando o desperdício.

Os grãos são transportados do campo até as filiais de beneficiamento da BRF e o processamento consiste nas etapas de: classificação, limpeza, secagem e armazenamento. Por meio da ação, os resíduos gerados na etapa de limpeza, podem, entre outras alternativas, ser destinados à geração de energia das fornalhas, onde é realizada a etapa de secagem dos grãos.

“É uma ação inovadora no setor que, além de estar conectada ao meio ambiente, também gera economia. Com a iniciativa, os resíduos sólidos, que até então geravam custo de destinação, passarão a ter valor agregado. Estamos fortemente focados em iniciativas ESG, em parceria com a Diretoria de Sustentabilidade da Companhia”, afirma Gilson Ross, diretor de Operações e Compras de Commodities da BRF.

“Ter uma gestão sustentável faz parte do nosso dia a dia. Essa iniciativa integra a agenda de sustentabilidade de nossa cadeia de grãos, juntamente a outras ações, como nossa Política de Compra Sustentável de Grãos, rastreabilidade na originação e no compromisso de sermos Net Zero até 2040. Temos grande preocupação com questões socioambientais e seguiremos focados em inovar nos nossos processos de beneficiamento, e fazer melhor, cada vez mais”, enfatiza a diretora de Sustentabilidade da BRF, Mariana Modesto.

A BRF comercializa aproximadamente 6,5 milhões de toneladas de grãos por ano, destinados a alimentação animal de sua cadeia e tem como foco dar celeridade para ampliação do projeto nas demais filiais de grãos do país.