Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústrias

Cade deve julgar Brasil Foods ainda este ano

Conselho Administrativo de Defesa Econômica deve julgar Brasil Foods em 2009.

O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Arthur Badin, disse hoje ter a expectativa de que o processo de fusão da Sadia com a Perdigão seja julgado pelos órgãos de defesa da concorrência até o fim deste ano. Ele afirmou que as empresas terão 15 dias a partir do comunicado relevante sobre a criação da BRF – Brasil Foods, para dar encaminhar notificação ao Cade.

Já o secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Antonio Silveira, destacou que, mesmo antes do início da formalização do processo para julgamento sobre concentração de mercado, a Seae já está “fazendo estudos prévios”.

Badin e Silveira falaram após abertura da Conferência Brasil União Europeia sobre Defesa da Concorrência e Defesa Comercial, que se realiza em auditório do Banco Central.

Ambos evitaram fazer qualificações sobre a criação da nova gigante do setor alimentício. O titular da Seae informou que já tem equipe para companhar os desdobramentos, desde o anúncio da criação da BRF, anteontem.

Cabe à Seae o levantamento preliminar sobre os dados do negócio, com emissão de parecer que, juntamente com avaliação da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, vão contribuir para a decisão do Cade sobre o poder econômico da fusão.