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Cadeia produtiva precisa se conscientizar

O presidente da ABCS, Adão Braun, disse que a suinocultura brasileira precisa de uma ampla conscientização da cadeia produtiva.

Redação SI 18/08/2002 – O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Adão Braun, disse hoje que a suinocultura brasileira precisa de uma ampla conscientização da cadeia produtiva.

Especialistas vêm alertando para a necessidade de colocar carne “in natura” e cortes de acordo com a necessidade do consumidor, elaborando principalmente peças menores, e, aos supermercadistas, que exponham melhor os produtos e assim melhor o consumo de carne suína, hoje em 11,5 quilos per capita, para 15 quilos, o que seria condizente com a atual produção brasileira. Mas, para isso, deve haver uma campanha para conscientizar o consumidor de que a carne suína é macia, saudável e com nutrientes que não são encontrados em outras carnes.””

A ABCS gerencia o Fundo de Promoção da Carne Suína, para o qual são destinados R$ 0,10 por animal abatido.

O governo federal deve liberar verba para promoção dos produtos. A entidade também quer ampliar o volume exportado e o mercado comprador, uma vez que hoje, 83% das exportações são para o mercado russo.

No mercado interno, a meta é vender mais carne “in natura”, que corresponde hoje a 30%.

Hoje o custo de produção na região Sul do Brasil é de algo em torno de R$ 1,50, mas muitos são obrigados a vender por R$ 1,00.