Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Campanhas de vacinação contra a peste suína protegem criação de suínos na região de Ica, no Peru

Durante essas intervenções, as equipes técnicas do SENASA cumpriram os protocolos de prevenção e a implementação oportuna de equipamentos de proteção individual

Campanhas de vacinação contra a peste suína protegem criação de suínos na região de Ica, no Peru

ara salvaguardar a condição sanitária da suinocultura na região de Ica, o Ministério da Agricultura e Irrigação (MINAGRI), através do Serviço Nacional de Saúde Agrário (SENASA), vacinou 20.001 suínos contra a peste suína clássica.

Durante essas intervenções, as equipes técnicas do SENASA cumpriram os protocolos de prevenção e a implementação oportuna de equipamentos de proteção individual, organizados pelo Ministério da Saúde para prevenir o COVID-19.

A peste suína clássica é uma doença que gera consideráveis ??perdas econômicas. É caracterizada por rápida propagação e contágio, além de altas taxas de mortalidade, características que podem prejudicar gravemente a produção industrial e de quintal.

Os sintomas suspeitos da doença são decadência no animal, falta de apetite, febre e lacrimejamento, superlotação, diarréia, fraqueza, manchas roxas nas extremidades e finalmente morte dentro de 5 a 10 dias após o início da doença.

Recomendações

O SENASA recomenda que os produtores vacinem porcos a partir dos 45 dias de idade. Da mesma forma, recomenda que a criação seja realizada aplicando boas práticas pecuárias e medidas adequadas de biossegurança nas fazendas.

Em caso de suspeita de suspeita de CPP, o SENASA irá ao local coletar as amostras que permitirão descartar ou confirmar a doença, a fim de tomar as medidas de controle correspondentes.