Guia Gessulli

Cargas refrigeradas impulsionam recorde histórico na TCP

Em março, Terminal movimentou 95.633 TEUs, volume 24% maior que o mesmo período de 2020; no acumulado do ano são 259.966 TEUs

22-Abr-2021 08:23

A TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, bateu o recorde histórico de movimentação geral em um único mês com 95.633 TEUs (unidades de contêineres de 20 pés) em março. O número representa um crescimento de 24% quando comparado ao mesmo mês de 2020 (72.791 TEUs), e foi impulsionado, principalmente, pela movimentação de contêineres refrigerados, com 16.475 TEUs no mês.

O recorde anterior havia sido registrado em novembro, quando o Terminal movimentou com 94.406 TEUs. No acumulado do ano (janeiro a março), a movimentação totaliza 259.966 TEUs, volume 13,7% maior que o mesmo período de 2020. A meta é ultrapassar os 1 milhão de TEUs em 2021.

“A TCP vem se preparando para quebrar recordes – investindo em infraestrutura, equipamentos, sistemas operacionais e em gente. A qualificação dos times, especialmente comercial, institucional, marketing, operacional e tecnologia, é crucial para alcançar altos níveis de produtividade e atratividade. Além disso, focados no longo prazo, estamos recalibrando nossa estratégia de modo que nossos objetivos sejam entrelaçados a benefícios consistentes gerados à toda cadeia logística. Marcas como essa são resultado da confiança e do reconhecimento de nossos clientes”, explica Thomas Lima, Diretor Comercial e Institucional do Terminal.

Além dos investimentos, o executivo destaca os diferenciais da TCP: “A empresa é a única no Brasil a oferecer 10 dias livres de armazenagem na importação. Além disso, contamos com uma infraestrutura robusta, temos o maior parque de tomadas para contêineres refrigerados da América Latina e nossas soluções logísticas integradas (armazéns, depósito de contêineres e ferrovia) formam uma plataforma capaz de gerar competitividade a diferentes setores”, afirma.

Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, destaca que Paranaguá encontra-se na contramão daquilo que se observa no comércio internacional para o segmento de contêineres. “Estamos crescendo e o volume de cargas conteinerizadas tem aumentado. O Terminal de Contêineres de Paranaguá é um dos maiores e mais estruturados da América do Sul. Ganhamos também por eficiência. Os investimentos realizados aqui, pela iniciativa privada, são fortes e dão segurança para que as cargas venham para cá”.

CARGAS

A movimentação de cargas de março contempla tanto os produtos de importação quanto os de exportação. Carnes de aves congelada; madeira; celulose; congelados; papel, cartão e derivados são alguns dos itens que impulsionaram a exportação no mês de referência.

Na importação, destacam-se: fertilizantes e adubos; plástico e derivados; máquinas, aparelhos e materiais elétricos e produtos químicos orgânicos.

11 de Maio de 2021

Produção de suínos na China deve crescer 19% em 2021

Segundo Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China (MARA), a expansão agressiva da capacidade de fazendas de grande escala em 2020 gerou um aumento estimado no abate de suínos para a China

Novos recursos na economia beneficiam o consumo de suínos