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Mercado

"Carne de porco: Bom de preço e bom de prato": ABCS cria campanha inédita focada em preço para impulsionar o consumo da carne suína no varejo brasileiro

A campanha nacional vem para se comunicar com os consumidores das classes C e D, e aproveitar de forma estratégica o cenário de alta nos preços da carne bovina 

Redação
12-Abr-2021 08:50

De forma inédita, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) lançou nesta sexta-feira (9) uma nova campanha nacional para promover a carne suína e sua oportunidade de economia junto aos açougues, pequenos e médios varejos. A campanha “Carne de porco: Bom de preço e bom de prato” tem como embasamento principal o momento de redução de renda e alta no valor da cesta básica que, segundo o IBGE, subiu quase três vezes a inflação e encareceu o acesso à proteína animal. Ao longo de 2020, a carne bovina aumentou o preço em quase 18%, e, ao que tudo indica, a situação não deve melhorar tão cedo. O que poderia significar a redução da presença de proteína nos carrinhos de compras, chega como uma oportunidade para trazer o custo-benefício e a versatilidade da carne suína como protagonistas na mesa dos brasileiros.  

No último semestre, segundo dados levantados pela empresa de inteligência em mercado, Horus, a carne suína cresceu em 80% nas compras no varejo alimentício. Além disso, o consumo per capita durante o ano de 2020 também aumentou e já se aproxima dos 17 kg. A ABCS enxerga neste cenário a oportunidade de causar ainda mais impacto, e vê no varejo, especialmente nos açougues, aliados na hora de se comunicar com esses consumidores. A campanha “Carne de porco: Bom de preço, bom de prato” vem para apresentar a carne suína como uma opção certeira e inteligente para quem quer economizar sem abrir mão do sabor, da qualidade e do tradicional churrasco. 

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A campanha irá atuar em diversas frentes midiáticas com mais de 30 peças para PDV, redes sociais e diversas mídias digitais, com uma linguagem visual e popular em conjunto com textos leves e informativos, além de vídeos e um jingle que irão instigar a alternativa suína como a melhor opção para qualquer hora. Todas as peças estão estampadas por um selo de qualidade com o slogan da campanha que traz o termo carne de porco, pensado de forma estratégica para se comunicar com as camadas mais populares de consumidores. Além de gerar mais identificação, a ABCS aproveita para associar a “carne de porco”, “com a carne suína” trazendo os dois termos sempre juntos e fazendo assim o trabalho de educação que é primordial para a Associação. 

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Além disso, toda a campanha tem pilares de conteúdo baseados em economia, custo-benefício, comparativos de cortes, pratos preparados, um foco especial em churrasco suíno e muito bom humor, engajando todas as associações regionais, estaduais e contribuintes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS).

O Presidente da ABCS, Marcelo Lopes, destaca a relevância de ações desse tipo para a suinocultura nacional. “Esta é a primeira vez que lançamos uma campanha direcionada para açougues, pequenos e médios varejistas, que tem foco em atingir as classes C e D. Adaptamos a estratégia e linguagem porque o momento é oportuno para ocuparmos esse espaço na mesa do brasileiro que ama comer carne e quer ter acesso a uma proteína que caiba no bolso. Há mais de uma década, junto às nossas associações e contribuintes FNDS, damos passos estratégicos para construir significado e ampliar a oferta de cortes da carne suína para os consumidores e estamos avançando. Inauguramos hoje mais uma etapa dessa história de olhar para as necessidades do nosso consumidor de forma integrada junto a cadeia. Estrategicamente a ABCS vai compartilhar a campanha com as associações que compõe o sistema e também frigoríficos e parceiros contribuintes do FNDS numa estratégia de disseminação nacional.”  

Durante a reunião de lançamento da campanha, o conselheiro da ABCS e vice-presidente da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS), Olinto de Arruda, elogiou a iniciativa e ressaltou que ela vem em um momento muito oportuno para o mercado e para a suinocultura. Fernando Araújo, diretor financeiro da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), e diretor de mercado da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap), completa afirmando que a campanha acerta na mudança de linguagem para se comunicar com as classes C e D. “Tenho certeza que vai dar muito certo.” Fique de olho, em breve a campanha estará presente em açougues e mercados de todo o Brasil e também nas redes sociais do Mais Carne Suína!

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