Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Carne suína é tema de mesa redonda em Vitória

O evento, promovido pela (ASES) em parceria com a (ABCS), integrou as atividades da II Semana Acadêmica de Nutrição da instituição de ensino.

Carne suína é tema de mesa redonda em Vitória

Uma mesa redonda sobre carne suína, sua importância nutricional e segurança no processo produtivo, reuniu mais de 120 pessoas entre estudantes e professores da Faculdade Multivix de Vitória, no dia 17 de setembro.

O evento, promovido pela Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES) em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), integrou as atividades da II Semana Acadêmica de Nutrição da instituição de ensino.

O médico veterinário, doutor em Zootecnia, Roniê Pinheiro, e a nutricionista e professora universitária Thaliane Dias mostraram em detalhes como é feita a produção suinícola no país, destacando o manejo, sanidade e a ambiência nas granjas, bem como os benefícios da proteína à saúde humana.

Na opinião da coordenadora do curso, Patrícia Moraes Ferreira Nunes, iniciativas como essa colaboram com a formação dos futuros profissionais, pois muitas das informações trazidas pelos especialistas durante as palestras não são encontradas nos materiais didáticos.

 “É um grande aprendizado. Detalhes do teor nutricional da carne suína, por exemplo, não estão todos disponíveis em tabelas ou livros. Esses dados e curiosidades, tipos de corte, técnica dietética e modo de preparo acrescentam muito à formação dos nossos estudantes”, afirmou.

A professora contou ainda que, munido desse conhecimento, o nutricionista sai da academia com o dever de ser uma espécie de agente de transformação no tocante aos mitos que circundam a carne suína, como a presença de supostas zoonoses e o ponto de cozimento.

A estudante do quarto período de Nutrição, Raynna Martins, conta que, em virtude da cultura transmitida pelos pais e avós, ela possuía diversos mitos a respeito da carne suína. Diante das informações que recebeu, comprovou os benefícios da proteína para sua saúde.

“Como futura nutricionista, eu não sabia que a carne suína era tão indicada assim. Esse momento foi ótimo para meu currículo e carreira”, garantiu.

Após as palestras e debate, o público saboreou um delicioso pork break, como forma de confraternização e troca de experiências.

Na palestra “Carne suína segura e confiável da granja à mesa”, Roniê Pinheiro explorou a importância de instalações modernas, ambiente limpo, temperatura controlada, acompanhamento veterinário, ração balanceada e água de qualidade, assuntos considerados novos para a maioria do público.

 “Isso tudo para garantir o bom desempenho. Os suínos não são criados como eram há anos atrás. As mudanças são rápidas”, esclareceu.

Além de tratar do bem-estar animal e do uso moderado de antibióticos, Roniê explicou que o crescimento mais rápido dos animais não se dá por causa de hormônios, como alguns pensam, mas graças ao melhoramento genético constante e a qualidade do manejo e da nutrição atuais.

Em seguida, Thaliane Dias apresentou os diversos benefícios do consumo de carne suína para a saúde humana. Isso porque o teor nutricional dessa proteína compreende uma fonte de grande biodisponibilidade de vitaminas do complexo B, nutrientes antioxidantes, zinco, selênio, potássio e creatina.

 “A quantidade de gordura varia de 5% a 24%, excetuando o toucinho. É uma carne que possui cortes magros. Não atrapalha na cicatrização, tampouco é de difícil cozimento”, revelou Thaliane.