Basf SI
Peste Suína Africana AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Suíno Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Mercado Interno

Carne suína foi a única carne que teve redução de preço nos últimos 12 meses

O valor da carne suína aumentou 7,35% e o preço do frango subiu 20,26%

Redação com informações de Yahoo! Finanças
27-Jun-2022 09:33

Após alguns alimentos saírem do prato da população brasileira, outros ganharam destaque pelo preço atrativo. É o caso da carne de porco, que nos últimos 12 meses teve uma queda de preço em 5,52%, de acordo com dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Enquanto isso, o valor da carne de boi aumentou 7,35% e a de frango subiu 20,26%. O quilo do pernil suíno chega a custar 30% a menos que o filé de frango.

O consumo médio de carne suína por brasileiro foi de 16,9 quilos para mais de 18 quilos em 12 meses, ou seja, um número recorde.

“Não se confirmou, por exemplo, índices de exportação que foram um pouco menores. Então essa proteína acabou ficando no mercado doméstico e pressionou os preços no varejo, e a gente como consumidor foi beneficiado por isso em um ciclo de inflação que está de certa forma mais elevado”, esclarece Edmar Gervásio, técnico do Departamento de Economia Rural.

Segundo Iuri Machado, consultor de mercado da Associação Brasileira de Criadores de Suínos, “houve um aumento da oferta e ao mesmo tempo um aumento do custo de produção, porque 80% do custo de produção do suíno é relacionado ao milho e ao farelo de soja, que foram insumos que aumentaram muito de preço nos últimos meses”.

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade