Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

China

Carne suína sobe 116% em janeiro na comparação com 2019

Crise sanitária no país asiático é responsável pelas altas

Os preços da carne suína na China subiram 116% em janeiro em relação ao ano anterior, acelerando em relação ao aumento de 97% em dezembro, mostraram dados oficiais do governo na segunda-feira.

Isso elevou os preços dos alimentos no país em 20,6% em janeiro em comparação com um ano atrás, e ajudou a empurrar a inflação geral ao consumidor para 5,4% no mesmo período, segundo dados do Departamento Nacional de Estatísticas da China.

A agência disse em comunicado que o aumento dos preços ao consumidor no mês passado foi devido às festividades do Ano Novo Lunar, à eclosão de um novo coronavírus e à menor base de comparação com os preços do ano passado.

Os preços da carne suína na China estão subindo devido a um surto de peste suína africana, que matou um grande número da população suína do país. A demanda por carne de porco – um item básico da dieta chinesa – normalmente aumenta antes do Ano Novo Lunar.

Ao mesmo tempo, o atual surto de coronavírus – que se acredita ter começado na cidade de Wuhan, na China – pode ter causado algumas interrupções no fornecimento de alimentos, disse Julian Evans-Pritchard, economista sênior da China, na consultoria Capital Economics.

“Parece que as interrupções no fornecimento e a acumulação devido ao surto de coronavírus ajudaram a manter os preços dos alimentos elevados durante a semana após o Ano Novo Chinês, quando eles normalmente recuavam”, escreveu ele em nota de segunda-feira após o lançamento dos dados de inflação da China em janeiro.

Hannah Anderson, estrategista de mercado global do JP Morgan Asset Management, disse na segunda-feira à CNBC “Street Signs Asia” na segunda-feira que provavelmente haverá “uma corrida esburacada” nos preços ao consumidor nos próximos meses.

Ela explicou que a trajetória da inflação na China neste ano dependerá da rapidez com que as atividades econômicas serão retomadas após o surto do vírus.