Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado externo

Carne suína sobe nos EUA com novos casos de peste suína na China

Temor com a doença, associado à notícia de que os países estão retomando negociações comerciais, fez com que traders projetassem fim de tarifas

Carne suína sobe nos EUA com novos casos de peste suína na China

Os preços da carne suína nos Estados Unidos subiram devido às novas ocorrências de peste suína africana na China. O ministério da Agricultura chinês comunicou nesta semana um segundo surto do vírus, a 965 quilômetros do primeiro, “possivelmente apontando para o fato de que autoridades podem não ser capazes de conter a doença”, disse o Steiner Consulting Group, em nota. No curto prazo, isso poderia significar que “serão necessárias medidas de erradicação muito mais drásticas, levando a perdas significativas de produção”. O temor com a doença, associado à notícia de que Estados Unidos e China estão retomando as negociações comerciais, fez com que traders projetassem o fim de tarifas chinesas sobre importações norte-americanas de carne suína.

A maior produtora mundial de carne suína, WH Group, informou que, em 14 de agosto de 2018, um total de 30 suínos vivos que eram transportados em um veículo de um fornecedor independente de Heilongjiang para abate na planta da empresa em Zhengzhou foi encontrado morto. Na sequência, detectou-se que os animais tinham febre suína africana.

Na quinta-feira (16), a empresa recebeu uma ordem de bloqueio do governo do município de Zhengzhou, ordenando, entre outras medidas, o fechamento temporário da planta local por um período de seis semanas a partir de 16 de agosto de 2018. “O fechamento temporário da planta de abate de Zhengzhou faz parte das medidas de prevenção e controle de epidemia da prefeitura”, disse a empresa.

O comunicado informou ainda que a unidade tomou medidas para evitar a propagação da doença. “A companhia não tem conhecimento de qualquer detecção de peste suína africana ou outra epidemia de peste suína em outras plantas de abate do grupo.”

“O Ministério da Agricultura da China havia informado nesta semana que animais morreram de febre suína africana na província de Henan, cuja capital é Zhengzhou, depois que o país registrou seu primeiro surto na província de Liaoning, no começo do mês. O governo provincial de Henan colocou em quarentena e desinfetou a área perto da empresa em Zhengzhou, disse o comunicado. No início deste mês, a China registrou seu primeiro surto perto de Shenanigan, em Liaoning, onde 47 suínos morreram em decorrência do vírus em uma fazenda. Desde então, Liaoning já abateu mais de 8 mil suínos.