11-Mar-2011 18:15 - Atualizado em 20/04/2016 14:41
Carne suína

Carne suína: Vermelha ou Branca?

A Quaresma teve seu inicio na quarta-feira de cinzas, portanto, cristãos de todo o planeta deverão evitar o consumo de carne vermelha durante 40 dias. Ou seja, comerão carne branca até o dia 24 de abril. Porém, muitas pessoas têm dúvidas em relação ao consumo de carne suína. A textura do produto suinícola é diferente da do produto bovino, por isso, uns a julgam como "carne branca", outros como "carne vermelha".

A carne suína é vermelha. Denise Samari Silva Pelles, nutricionista e coordenadora técnica do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-1/DF/GO/MT/TO), afirma que a carne de porco é considerada "vermelha", apesar de ser frequentemente referenciada como "mista" ou "branca" pelo culto popular. "A carne vermelha é mais escura, em contraste com a branca", diz Denise.

No conceito básico, segundo a nutricionista, a definição do tipo de carne varia, mas a carne de mamíferos adultos, como de bois, carneiros suínos e cavalos é invariavelmente considerada "vermelha", enquanto a de frangos e coelhos é invariavelmente considerada "branca".  "A diferença de cor deve-se à concentração de mioglobina, que é mais presente em carnes vermelhas. Quando a mioglobina é exposta ao oxigênio, forma-se a oximioglobina, que é avermelhada", finaliza Denise.

Redação Suinocultura Industrial
Deixe seu Recado