Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nutrição e Saúde

Carnes e ácido úrico: o que você precisa saber

Por Dr. Fábio Rieger, médico formado pela PUC-PR. Especializado em Gestação de Alto Risco e pós graduado em Nutrologia pela Sociedade Universitária Redentor.

Carnes e ácido úrico: o que você precisa saber

A hiperuricemia é o termo referente ao estado sanguíneo no qual o ácido úrico no plasma (soro) está elevado, o que seria valores acima de 6 mg% nas mulheres e 7 mg% nos homens. O ácido úrico é um composto nitrogenado que vem do metabolismo das purinas, pela degradação de aminoácidos, e o final desse metabolismo forma ácido úrico. Além disso, o metabolismo da frutose leva a formação do ácido úrico.

O aumento do ácido úrico pode levar a alguns sinais e sintomas como: gota, artrite, litíase (cálculos renais), doenças renais (nefrite) e formação de depósitos de ácido úrico, formando os tofos. Mas também ácido úrico é utilizado como um marcador para doenças cardiovasculares, ou seja, se está elevado, é mais um indicativo que o risco cardiovascular está aumentado.

O seu aumento do ácido úrico pode ser:

1. Primário, quando é um problema do próprio metabolismo (como nefropatia juvenil), idiopática(sem causa conhecida) ou causado pela dieta.

2. Secundário, quando a elevação se deve a doenças pré-existentes (como diabetes, alcoolismo, nefropatias, certos tumores) ou por drogas que alteram a produção e excreção de ácido úrico como algumas quimioterapias, anti-inflamatórios, ácido acetil salicílico (aspirina) e diuréticos, principalmente, tiazídicos e furosemide.

A deficiência de excreção urinária de uratos é responsável por 85 a 90% das hiperuricemias primárias e secundárias. Entre 15 a 10% é por superprodução.

Perfil do paciente com hiperuricema, via de regra é aquele que apresenta-se com sobrepeso ou obeso, com resistência a insulina ou diabético e síndrome metabólica. A partir daí, já podemos começar a ligar os pontos…a dieta base hoje, da população mundial – cerca de 56% do MUNDO encontra-se com sobrepeso ou obesidade – são alimentos processados e ultraprocessados, ricos em açúcares, enquanto que a ingestão de carnes em geral, vem decaindo.

A ingestão de alimentos ricos em carboidratos aumentam a insulina. Esse aumento da insulina, atua diretamente nos rins e DIMINUE a excreção renal do ácido úrico, levando ao seu aumento. Lembre-se que o consumo de carnes não causam picos de insulina! 

E então? Será mesmo que o consumo de carnes é que vem aumentando o ácido úrico? A dieta ocidental, baseada no consumo de processados e ultraprocessados, ricos em açúcar e frutose, com pouca carne, sim, eleva o ácido úrico!

Bibliografia

http://apps.einstein.br/revista/arquivos/PDF/1614-EC_v8n1p42-3.pdf

Potential role of sugar (fructose) in the epidemic of hypertension, obesity and the metabolic syndrome, diabetes, kidney disease, and cardiovascular disease13 – Richard J Johnson, Mark S Segal, Yuri Sautin, Takahiko Nakagawa, Daniel I Feig, Duk-Hee Kang, Michael S Gersch, Steven Benner, and Laura G Sa´nchez-Lozada.