Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

CBNA: Dentro de 15 dias nutricionistas debatem nutrição pré-natal e de animais jovens

O tema principal será nutrição pré-natal e de animais jovens.       

CBNA: Dentro de 15 dias nutricionistas debatem nutrição pré-natal e de animais jovens

Para finalizar um ano de agenda cheia de eventos realizados no ambiente virtual, o Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA) realiza a 33ª Reunião Anual do CBNA, nos dias 10 e 11 de novembro. O tema principal será nutrição pré-natal e de animais jovens.        

 

A programação conta com três salas para abordar o tema escolhido nas áreas de aves, suínos e bovinos. No primeiro dia, logo após a abertura, acontecem duas palestras em comum para as três áreas: “Potencial do Agronegócio Brasileiro no Mercado Internacional, Potencial do Agronegócio Brasileiro no Mercado Internacional”. Na parte da tarde, acontecem apresentações para aves, suínos e bovinos.  

 

Na sala aves, serão discutidas a “Importância da alimentação nos primeiros 21 dias de vida de frangos de corte”, “Melhorando a progênie pela nutrição das matrizes”, “Fundamentos e perspectivas da nutrição “in ovo” para frangos de corte e Nutrição de pintos de corte nascidos na granja”.  

 

Ao mesmo tempo, na sala suínos, é a vez dos temas “Panorama sobre sustentabilidade no uso de fêmeas de alta prolificidade: nutrição e manejo”, “Redução nos teores proteicos em dietas para leitões e suplementação de aminoácidos”, “Alimentação de matrizes suínas e efeitos sobre a progênie” e “Processamento de ingredientes para leitões visando melhorar a digestibilidade de proteínas/carboidratos”.  

Na sala bovinos os assuntos discutidos serão: “Suplementação energética e proteica com foco na longevidade da matriz gestante – Foco na matriz”, “Suplementação energética e proteica na matriz gestante com foco no desenvolvimento e no desempenho da progênie”, “Impacto da nutrição fetal na qualidade da carne da progênie” e “Impacto da nutrição fetal na reprodução de vacas de corte”. 

No segundo dia (11), na sala aves, entram em pauta os temas “Desenvolvimento Fisiológico do Frango de Corte no Período Pós-Eclosão”, “Níveis de proteína, aminoácidos, energia e outros nutrientes nos primeiros 21 dias” e dois painéis, sobre “Aminoácidos funcionais em rações iniciais” e “Micronutrientes e Alimentos funcionais”.  

Na sala suínos, mas uma sequência de palestras: “Evolução dos conceitos nutricionais e de métodos de alimentação de porcas reprodutoras: histórico e perspectivas”, “Perspectivas sobre a retirada de óxido de Zn em dietas para leitões”, “Ingredientes proteicos de alta digestibilidade para leitões”, “Uso de enzimas em dietas para leitões” e “Utilização de ingredientes fibrosos na alimentação de leitões como estratégia para redução dos efeitos da retirada de antimicrobianos das dietas”. 

Na sala bovinos, “Nutrição de vacas gestantes à luz da nutrigenômica”, “Como o manejo e a nutrição das vacas no período seco afeta a vida produtiva das crias”, “Papel de nutrição na função imune de bezerras leiteiras”, “Qual a melhor estratégia para aleitamento de bezerras leiteiras?”e “Desafio do desaleitamento: como alimentar as bezerras para que tenham uma transição tranquila”. 

Para encerrar o dia 11 com chave de ouro, às 18:00 serão anunciados os vencedores dos trabalhos científicos.