Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Santa Catarina

Certificado do SISBI-POA é entregue a primeiro frigorífico de Braço do Norte

Com certificação, empresa está autorizada a comercializar carne suína a outros estados do país

Certificado do SISBI-POA é entregue a primeiro frigorífico de Braço do Norte

Nesta semana, um frigorífico do município de Braço do Norte, região Sul de Santa Catarina, recebeu a certificação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Localizado na comunidade de Rio Santo Antônio, o Frigorífico 3 Irmãos é a primeira de Braço do Norte autorizada para vender seus produtos à base de carne suína para todo o país. A certificação entregue ao Frigorífico 3 Irmãos abre portas para que pelo menos outros 10 estabelecimentos também conquistem o diferencial comercial. 
 
Conforme explica o gestor estadual de inspeção de produtos de origem animal, Sergio Silva Borges, “a certificação é o último estágio dentro do sistema de inspeção estadual e que abrange todos os requisitos equivalentes ao Serviço de Inspeção Federal (SIF)”.
 
O avanço para o setor produtivo só foi possível através de um convênio assinado entre a Prefeitura de Braço do Norte e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) para a implantação do SISBI-POA.
 
Vantagem para a suinocultura
 
O presidente da Cidasc, Enori Barbieri, ressalta que a certificação do SISBI-POA é um benefício para a suinocultura, já que desafoga o mercado de carne suína dentro do Estado. “As empresas vão ter a oportunidade de atingir um mercado consumidor de 200 milhões de pessoas. O Frigorífico 3 Irmãos vai aumentar a produção e os produtores da região de Braço do Norte também vão ganhar com essa vantagem comercial, que gera uma agregação de valor”.
 
A Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) foi uma das entidades apoiadoras de Braço do Norte para que o SISBI-POA fosse implantado no município. O presidente da entidade, Losivanio Luiz de Lorenzi, reitera que o serviço de inspeção vai oferecer novos horizontes às empresas braço-nortenses. “Temos aqui a maior concentração de produtores independentes e essa abertura de mercado vai ser importante para trazer equilíbrio ao sistema produtivo”.
 
Impactos positivos já são notados
 
Antes de obter o SISB-POA o volume diário de animais abatidos no Frigorífico 3 Irmãos era de 200 suínos. Com poucos dias de certificação, o número de animais abatidos aumentou para 300. Conforme Carlos Peron Extekotter, um dos sócios da empresa, o objetivo agora é ampliar para a capacidade máxima de 600 suínos por dia. Estados como São Paulo e Rio de Janeiro já demonstraram interesse pelos produtos da marca braço-nortense.
  
Entenda o que é SISBI-POA
 
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.
 
Os estados, o Distrito Federal e os municípios podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção com o Serviço Coordenador do SISBI. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.