Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Chapecó volta a abater suínos

Depois de quatro meses de paralisação, a Chapecó Alimentos voltou ontem (14) a abater suínos em sua matriz, em Chapecó.

Da Redação 15/07/2003 – Depois de quatro meses de paralisação, a Chapecó Alimentos voltou ontem (14) a abater suínos em sua matriz, em Chapecó. Foram cerca de 500 suínos da Coopercentral Aurora que passaram pelo frigorífico no primeiro dia.

O trabalho faz parte de um contrato de arrendamento da Aurora com a Chapecó. O presidente da Aurora, José Zeferino Pedrozo, confirmou o arrendamento temporário da unidade, por um período de 30 a 60 dias. O objetivo é retirar o excesso de animais que estão represados nas propriedades, com peso acima de 100 quilos. Pedrozo ressaltou que a Aurora não pretende comprar a unidade.

A cooperativa já tinha alugado as câmaras frias, que podem receber 2 mil toneladas. As carcaças dos 500 suínos abatidos por dia devem ser estocadas na própria unidade. Isso representa 20% da capacidade da unidade, que é de 2,5 mil suínos por dia. Também representa um incremento de 5% no abate da Aurora, que é de 10 mil suínos por dia.

Cerca de 50 funcionários das Chapecó Alimentos estão trabalhando no abate terceirizado. A Aurora vai pagar o custo da operação como luz, água e funcionários, além do arrendamento dos equipamentos. O valor ajuda a Chapecó com algumas despesas de manutenção e evita a depreciação das máquinas por falta de uso.

Unidade de Xaxim deve ser a última

A direção da Chapecó Alimentos também está negociando o arrendamento de outras unidades, enquanto acerta a sua venda. O prefeito de Chapecó e um dos interlocutores da negociação, Pedro Uczai, informou ainda que está sendo negociado o arrendamento da unidade de Santa Rosa (RS), para o grupo gaúcho Porcobelo. Caso se confirme o arrendamento, restaria a unidade de Xaxim, que tem potencial para abater 320 mil frangos por dia.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, acenou com a possibilidade de um crédito de emergência para os integrados, nos moldes do Pronaf.