Guia Gessulli
12-Dez-2018 13:14
Acordo

Chile, México e Peru acordam criar o Conselho Agropecuário da Aliança do Pacífico

Ministros da Agricultura do Chile, México e Peru se reunirão em março de 2019 para assinar um compromisso de trabalho conjunto no marco da Aliança do Pacífico.

Altos Funcionários encarregados da Agricultura do Chile, México e Peru entraram em acordo, em Santiago, para a criação do Conselho Agropecuário da Aliança do Pacífico (CAAP), fórum que promoverá acordos de integração e incrementará a coordenação regional para potencializar o desenvolvimento rural e projetar os países como um bloco comercial protagonista em direção à Ásia-Pacífico.

O Governo do Chile, com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), impulsionou a iniciativa, que também irá compartilhar conhecimentos técnicos e desenvolver capacidades mediante a cooperação horizontal e o trabalho consensual entre os Ministérios da Agricultura dos países integrantes do Conselho.

O Ministro da Agricultura do Chile, Antonio Walker, que participou do encontro, reconheceu o avanço para a conformação do Conselho, destacando a importância que tem para seu país a participação em alianças que favoreçam a competitividade dos setores exportadores. “A integração é chave para o desenvolvimento do nosso setor na América Latina”, apontou.

A coordenadora nacional do Chile para a Aliança do Pacífico, Elena Valpuesta Aristegui, realizou na reunião uma apresentação sobre a estrutura da iniciativa econômica e de desenvolvimento que, na América Latina, integra Chile, Colômbia, México e Peru. Nesse contexto, enumerando desafios que outros grupos setoriais enfrentaram, a funcionária destacou a importância da criação do Conselho.

A reunião teve como anfitrião o Subsecretário de Agricultura do Chile, Alfonso Vargas, e a presença do Vice-Ministro da Agricultura do Peru, William Arteaga; e a Diretora de Assuntos Internacionais da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do México, María de Lourdes Cruz. Também compareceu em representação do Governo da Colômbia o Diretor no Chile do Escritório ProColombia, Jorge Hernán Gutiérrez. Os funcionários trabalharam em um primeiro esboço para a constituição e os estatutos do CAAP, que será ratificado em março de 2019 pelos Ministros.

O Chefe de Gabinete da Direção Geral do IICA, Miguel Ángel Arvelo, apresentou o compromisso do organismo especializado em agricultura do Sistema Interamericano para apoiar o novo Conselho através de uma secretaria técnica.

“O IICA tem a experiência dos 15 anos do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), que se tornou um eixo importante para o Cone Sul, convocando ministérios e abordando temas estratégicos, trabalhando no desenvolvimento de bens públicos regionais, sendo ponte política e técnica, incluindo os países, o setor privado, a academia e a agricultura familiar, sendo o IICA responsável por sua administração técnico-administrativa desde sua fundação”, comentou.

As autoridades concordaram sobre a necessidade de trabalhar em conjunto e aprender com as experiências, erros e acertos de outros países, em temas como associativismo, recursos hídricos, tarifas e geração de capacidades técnicas, reforçando os mercados locais e externos para tomar decisões em bloco que possam dar respostas a um mundo que demanda mais e melhores alimentos, competindo com qualidade e inovação.

Redação Ai/SI
Deixe seu Recado