Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisa

Chile testa modelos de pecuária regenerativa

Pesquisador considera que a pecuária regenerativa é considerada um paradigma emergente como parte da solução para as mudanças climáticas e, portanto, o grande valor que alcançou nos últimos anos.

Chile testa modelos de pecuária regenerativa

No Chile, o Ministério da Agricultura, em conjunto com a Universidade Católica, está promovendo a pecuária regenerativa, que visa aumentar a produção, mas sem prejudicar os ecossistemas. 

Como funciona e quais são as projeções? 

“Um dos modelos envolve um grupo de galinhas que, com suas fezes ricas em nitrogênio, ajudam a fertilizar as pastagens por onde passavam os bezerros”, diz Cristopher Ulloa, de Pirque, no Chile.

Pecuária regenerativa e mudanças climáticas

Por sua vez, Pablo Borrelli, considerado o pai da pecuária regenerativa, destaca esse novo paradigma para a produção bovina.

O  pesquisador considera que a pecuária regenerativa é considerada um paradigma emergente como parte da solução para as mudanças climáticas e, portanto, o grande valor que alcançou nos últimos anos.

O que é gado regenerativo? 

“É uma nova forma de produzir carne, visando à sustentabilidade ambiental, econômica e social, por meio de uma gestão holística.

“Hoje a pecuária está sendo acusada de ser responsável pelas emissões como parte do problema das mudanças climáticas e do bem-estar animal e, infelizmente, essa acusação não distingue tipos de produção pecuária, mas não é tudo igual”, disse Borrell.

A este respeito, afirma que a pecuária regenerativa é um sistema de produção que visa a sustentabilidade ambiental, económica e social, uma vez que restabelece a função dos ecossistemas e produz alimentos de alta qualidade e densidade nutricional, com baixo nível de insumos, permitindo obter rentabilidade e aumento do capital biológico.