Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Chile vai importar carne suína de Santa Catarina

Dados do Governo Federal revelam que, no ranking das exportações do agronegócio, SC é o sexto maior estado brasileiro em faturamento.

Redação (30/06/2008)- A decisão do Chile de reconhecer o estado de Santa Catarina como área livre da febre aftosa, abrindo mercado para importação de carne suína, foi destacada pelo secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SRI/Mapa), Célio Porto, nesta sexta-feira (27). Ele participa do 17º Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), que se realiza em Chapecó/SC.

Célio Porto informou que a disposição do Chile de importar carne suína brasileira será formalizada na próxima semana. “Trata-se de grande conquista, pois o Brasil já vinha lutando há algum tempo pela participação neste nicho do mercado internacional”, acrescentou.

O secretário lembrou que Santa Catarina é a única unidade da Federação livre da febre aftosa sem vacinação. "Queremos que outros estados alcancem esse status sanitário. Isso é fundamental para melhorar as exportações de produtos do nosso agronegócio", declarou.

Dados do Governo Federal revelam que, no ranking das exportações do agronegócio, Santa Catarina é o sexto maior estado brasileiro em faturamento. De janeiro a maio deste ano, exportou o equivalente a US$ 2,1 bilhões, o que representa um acréscimo de 23,03% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os produtos responsáveis pelo desempenho do estado no mercado externo a soja em grão, o algodão, a maçã, o peixe e as carnes suína e de frango, destaques da região, são exportados principalmente para o Oriente Médio e países asiáticos.

Além do potencial para o agronegócio, em Santa Catarina se encontra o quarto maior parque industrial atuante do País. Indústrias de grande e pequeno porte, no interior do estado, estão ligadas aos centros consumidores e portos de exportação por eficiente malha rodoviária.

Chapecó – O município de Chapecó integra pólo do oeste catarinense, que abrange 200 municípios e mais de dois milhões de habitantes. Nessa área, estão localizadas as principais empresas, processadoras e exportadoras, de carnes suína e de frango, além da maior bacia leiteira do estado.

De acordo com o Instituto de Pesquisa de Santa Catarina (Noticenter), especializado em economia e negócios, quase 100% dos produtos exportados pelo município no ano passado são do ramo de alimentos. Eles foram responsáveis pelo incremento de 33% das exportações locais, totalizando US$ 208 milhões em produtos vendidos para outros países.