Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário Suíno

China avalia medidas econômicas e de segurança alimentar para sua população

Por Osler Desouzart, CEO da ODConsulting, em conteúdo traduzido da consultoria Dim Sums

China avalia medidas econômicas e de segurança alimentar para sua população

Depois de ouvir um relatório sobre uma inspeção de 16 províncias, o premiê chinês Li Keqiang ordenou que as autoridades ajudassem as principais empresas a escapar da ruína financeira, cobrir buracos nas finanças do governo local e manter as massas alimentadas e aquecidas. Nos bastidores, as autoridades temem que os atletas olímpicos não tenham vegetais suficientes para comer.

A principal prioridade do premiê Li na reunião de 2 de novembro foi ajudar os principais participantes do mercado a aliviar “novas” dificuldades financeiras e ajustar uma economia que enfrenta “novas pressões de baixa”. Os problemas específicos que ele citou incluem dívidas não pagas a pequenas e médias empresas, problemas financeiros para alguns governos locais e custos crescentes devido ao aumento dos preços das commodities.

A segunda prioridade é abordar os “pontos problemáticos” para as pessoas comuns, incluindo salários não pagos para professores, despesas médicas não pagas, reconstrução de comunidades residenciais envelhecidas e outros “problemas não resolvidos” relacionados à manutenção do padrão básico de vida. Isso inclui estabilizar o abastecimento e os preços dos alimentos e manter as pessoas aquecidas durante o inverno.

Terceiro, o premiê Li mirou no desperdício de fundos do governo, pedindo o fim dos projetos “para prestígio”. Em vez disso, “fundos públicos valiosos” devem apoiar os participantes do mercado e manter o padrão de vida básico das pessoas. A reunião pediu aos funcionários que se abstenham do formalismo e da burocracia e se oponham resolutamente à inação, ação imprudente, “governo mesquinho” e “governo preguiçoso”.

Na hora, outras organizações do governo chinês divulgaram documentos esta semana pedindo vigilância para estabilizar o suprimento de bens de primeira necessidade.

Um aviso de 1º de novembro sobre a garantia do suprimento de vegetais e outras necessidades diárias durante o inverno, emitido pelo ministério do comércio, encorajou as famílias a estocar alimentos básicos em caso de emergência. O anúncio foi interpretado por muitos cidadãos chineses como um sinal de que o país estava prestes a invadir Taiwan e se tornou o assunto mais discutido nas redes sociais.

Uma réplica postada pela China Grain Net repreendeu os internautas por “interpretar exageradamente” o aviso do ministério do comércio como um aviso de invasão. O artigo explicou que tais avisos são comumente emitidos, e este foi causado por enchentes e outros eventos climáticos, aumento dos preços dos vegetais, a pandemia e a possibilidade de mais eventos climáticos causados por um futuro La Niña. O conselho para estocar o necessário foi dado no caso de os cidadãos encontrarem bloqueios obscenos, explica o artigo.

Um aviso de 29 de outubro sobre a produção e comercialização de vegetais de inverno, emitido pelo Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais, explicou que os preços dos vegetais estavam subindo devido ao clima extremo desde setembro, prevenção de vírus, aumento dos custos de produção e cortes de energia. O Ministério ordenou que as autoridades garantissem o fornecimento de vegetais às cidades, especialmente durante as férias de inverno e as Olimpíadas de Inverno de Pequim.

O abastecimento agrícola de inverno e primavera foi o tema de uma entrevista coletiva do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais em 4 de novembro. O Diretor de Informações do Mercado, Tang Ke, explicou que a China experimentou inundações quase sem precedentes neste outono, e 2 milhões de mu de campos de vegetais ainda estão alagados ou inundados. A falta de sol reduziu o crescimento, afetando principalmente vegetais folhosos como espinafre e alface. Tang citou o aumento dos preços de fertilizantes e pesticidas para aumentar os custos de produção de vegetais, interrupção do transporte pelo aumento dos custos de combustível, cortes de energia que eliminaram as mudas em estufas e interrupções devido à disseminação do vírus em algumas áreas.

O vice-diretor do escritório de produção agrícola do Ministério garantiu ao público que os aumentos na produção de grãos nas províncias do nordeste e em outros lugares compensaram as perdas com as enchentes nas províncias de Henan, Shanxi e Shaanxi. O Ministério espera uma produção recorde de grãos este ano, e o diretor do escritório de safra afirmou que a oferta é maior que o consumo. Ela reconheceu que a chuva retardou o plantio do trigo de inverno, mas afirmou que o plantio foi acelerado depois que o clima melhorou em meados de outubro. Agora, o risco é que o plantio tardio prejudique o andamento da safra.

O chefe do escritório veterinário do Ministério da Agricultura disse que a carne suína também está em excesso, com 30 milhões de cabeças abatidas em instalações acima da escala em outubro, 110% a mais que no ano anterior e o rebanho de porcas de 46 milhões de cabeças 6% acima de seu tamanho de equilíbrio. A boa notícia é que uma alta nos preços dos suínos em outubro restaurou a lucratividade para os criadores de suínos. Ele encorajou todos a comerem mais carne de porco para melhorar sua nutrição (talvez ele não tenha lido as diretrizes dietéticas do Conselho de Estado que encorajavam as pessoas a comer menos carne de porco e mais grãos inteiros, vegetais folhosos e soja).

Em 3 de novembro, o diretor da Administração de Reservas de Grãos e Commodities garantiu ao público que as reservas de trigo e arroz são adequadas. Ele disse que as reservas de grãos estão em um pico histórico. Arroz e trigo representam 70 por cento das reservas do governo.