Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

ABPA rebate

China diz ter encontrado coronavírus em pacotes de carne suína

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) se posicionou sobre a ocorrência

China diz ter encontrado coronavírus em pacotes de carne suína

Autoridades chinesas afirmaram, no último sábado (31), que pacotes de um lote de carne suína congelada importados do Brasil que entraram em um distrito da província de Shandong, leste da China, tiveram resultado positivo para coronavírus, segundo a Reuters.

Moradores do distrito de Wendeng, na cidade de Weihai, que podem ter entrado em contato com a carne suína devem informar às autoridades, disse o governo local. As autoridades não informaram de qual empresa brasileira é a carne congelada.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) se posicionou sobre a ocorrência. Em nota, a entidade afirma estar em contato com as autoridades brasileiras para apoiar o levantamento de informações sobre a ocorrência no distrito de Wendeng, na cidade de Weihai (China), divulgada pelas autoridades locais.

A ABPA, no entanto, rebate que as informações divulgadas até o momento destacam que os traços de Covid-19 eventualmente encontrados estavam na embalagem do produto. “O que indica que a contaminação deve ter ocorrido fora da unidade produtora – por exemplo, em uma das várias etapas de transporte até a chegada ao destino”, informa.

A associação aponta que que não há evidências científicas de que a carne seja transmissora do vírus, conforme ressaltam a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)