Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado

China enfrenta desafios com suínos com sobrepeso

Muitos animais pesam mais de 200 quilos, quando seu peso normal é de 125 quilos

China enfrenta desafios com suínos com sobrepeso

A China culpa os suínos ‘gigantes’ por piorar a queda repentina dos preços desse tipo de carne no país.

Desde o final do ano passado, os criadores engordam porcos até quase o dobro de seu peso normal, atingindo aproximadamente o tamanho de um hipopótamo pigmeu ou uma fêmea de urso polar, na esperança de que os animais gerem lucros maiores caso os preços se recuperem.

Cao Tao, um comerciante de suínos na província de Shaanxi, no noroeste, disse que muitos dos porcos que está comprando pesam mais de 200 quilos, em comparação com seu tamanho normal de cerca de 125 quilos. “Alguns agricultores estão segurando seus porcos maiores na esperança de um aumento no preço”, observou ele.

Em vez disso, os preços da carne suína no atacado na China despencaram mais de 40 por cento desde meados de janeiro em meio à fraca demanda, aumento das importações e vendas de pânico pelos produtores após novos surtos de peste suína africana. A Muyuan Foods, maior suinocultura do país, disse esta semana que espera uma queda contínua nos preços domésticos da carne suína, com a queda não atingindo o fundo até o próximo ano, ou mesmo 2023.

Muitos fazendeiros engordaram seus porcos na expectativa de uma recuperação nos preços da carne, mas a queda desde fevereiro levou à liquidação desses animais, o que pode estar atrasando uma recuperação nos preços, disse Lin Guofa, analista sênior da. empresa de consultoria Bric Agriculture Group.

“Quando esses animais são vendidos juntos, a liquidação causa uma queda explosiva nos preços”, disse. As fazendas no sudoeste e no sul ainda têm um grande número de porcos “do tamanho de vacas”, que podem ser vendidos com o aquecimento do tempo, fazendo com que os preços caiam por um tempo, observou ele.

Em 2018, dezenas de rebanhos de porcos na China foram devastados pela peste suína africana e, embora os números tenham se recuperado desde então, um ressurgimento recente impulsionou as importações de carne suína. O Ministério da Agricultura disse em abril que o número de suínos disponíveis para abate pode demorar mais quatro meses para voltar ao normal.

Os suínos “grandes” são parcialmente culpados pela queda nos preços da carne suína, disse Qiu Huaji, chefe de doenças infecciosas em suínos do Instituto de Pesquisa Veterinária de Harbin, em uma conferência na semana passada. Uma recuperação dos preços era esperada no terceiro trimestre devido ao ressurgimento da peste suína africana, que reduziu os rebanhos quase pela metade em algumas áreas, observou ele.

O impacto dos porcos obesos sobre os preços dos suínos também está sendo complicado por novas regras que proíbem o transporte de suínos vivos através dos limites de cinco áreas. As regulamentações, destinadas a combater a propagação da peste suína africana, estão mudando a forma do mercado e criando diferenças regionais de preços.

Qian Xiaoyun, criadora da cidade de Tianjin, no norte do país, disse que sua família não criaria porcos maiores depois da queda no preço e que ela vendeu todos os seus animais com peso superior a 150 quilos. “A queda nos preços da carne suína e os altos preços do milho dão aos porcos maiores rendimentos ruins, pois comem mais”, disse ele.