Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

China

China flexibiliza regulamentações ambientais para pequenas fazendas de suínos

País busca reconstruir seu rebanho de suínos após um surto de PSA

China flexibiliza regulamentações ambientais para pequenas fazendas de suínos

A China não exigirá mais que pequenas fazendas obtenham a aprovação ambiental do governo antes de criar suínos, já que o país busca reconstruir seu rebanho após um surto de doença, disse o Ministério da Agricultura na segunda-feira.

A mudança, que reduzirá custos e burocracia para os pequenos agricultores, ocorre no momento em que a China tenta atraí-los de volta à produção de suínos. Um vírus mortal da peste suína africana exterminou cerca de metade do enorme rebanho de suínos do país durante 2018 e 2019 e atingiu os pequenos agricultores de maneira particularmente forte.

“Para projetos de criação de suínos com produção anual inferior a 5.000 porcos, o formulário de registro de impacto ambiental deve ser preenchido online, sem a necessidade de aprovação de avaliação de impacto ambiental”, disse o ministério da agricultura em um comunicado.

O maior produtor de carne suína do mundo ainda depende muito dos pequenos produtores para obter a produção, mas o surto os deixou com grandes dívidas e eles estão hesitantes em reconstruir os estoques devido aos riscos contínuos de doenças e à falta de capital.

O Ministério da Agricultura alertou que a recuperação da produção de suínos na China ainda enfrenta incertezas e que o risco do surto de peste suína africana permanece “relativamente grande”.

Embora a China tenha reconstruído rapidamente parte do estoque perdido, houve novos surtos este ano no norte da China e na província de Sichuan no sudoeste, e mais cepas do vírus circulando.