Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

China inicia inspeções de emergência em fazendas após surto de peste suína

China abateu cerca de 913 suínos perto de Shenyang, capital de Liaoning, e proibiu o transporte de porcos das áreas afetadas

China inicia inspeções de emergência em fazendas após surto de peste suína

A província chinesa de Liaoning aumentará as inspeções em fazendas de porcos e mercados, e reforçará o monitoramento do transporte de suínos, depois que o primeiro caso de peste suína africana do país foi reportado na região, informou o jornal local Liaoning Daily nesta segunda-feira.

O surto da peste suína africana representa uma grande ameaça para a indústria de suinocultura na província e em todo o país, e deve ser erradicado completamente, disse um funcionário do Departamento Provincial de Saúde e Produção Animal de Liaoning, segundo o jornal.

O governo provincial pediu às autoridades locais para lançarem inspeções de  emergência em todas as fazendas de porcos, mercados de suínos, matadouros e locais de tratamento na província, e relatar quaisquer casos de mortes de porcos por razões desconhecidas, dentre outras questões, relatou o jornal, citando o departamento de saúde animal.

Liaoning também ordenou o fechamento temporário de todos os mercados de suínos vivos e matadouros no distrito de Shenbei, onde o surto foi descoberto, informou o jornal.

A China abateu cerca de 913 suínos perto de Shenyang, capital de Liaoning, e proibiu o transporte de porcos das áreas afetadas, após o surto.

Porcos e produtos em Shenyang só podem ser distribuídos dentro da cidade, enquanto os transportados de fora devem passar por uma quarentena rigorosa, disse o funcionário do departamento de saúde animal.

O caso em Liaoning, o primeiro na Ásia Oriental, alimentou a preocupação com a disseminação na China, que possui o maior rebanho de suínos do mundo, e possivelmente com países vizinhos da Ásia.