Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

China suspende importação de carne suína de terceira empresa canadense

Segundo a autoridade canadense, agentes alfandegários chineses identificaram vestígios de um aditivo alimentar, a ractopamina, em uma carga de carne suína congelada

China suspende importação de carne suína de terceira empresa canadense

A China suspendeu temporariamente a importação de carne suína da empresa canadense Frigo Royal, segundo um porta-voz da ministra da Agricultura do país, Marie-Claude Bibeau. Com a nova suspensão, até o momento, três fábricas canadenses estão proibidas de exportar o produto para o país asiático.

Segundo a autoridade canadense, agentes alfandegários chineses identificaram vestígios de um aditivo alimentar, a ractopamina, em uma carga de carne suína congelada. A ractopamina é proibida na China, disse o porta-voz, mas é permitida pelo departamento de segurança alimentar do Canadá.

De acordo com ele, a exportação de outros produtos de carne canadense continuam normalmente. Representantes chineses da embaixada de Ottawa não se pronunciaram sobre o assunto. A Frigo Royal também não comentou a suspensão.

O embargo acontece duas semanas após o governo canadense ter alertado produtores e processadores de carne do país sobre a vigilância mais rigorosa da China em relação às inspeções da proteína exportada ao país asiático.

Autoridades afirmaram que a China averiguaria todas as cargas originadas no Canadá. A medida foi adotada por Pequim após produtos de carne suína importados do país norte-americano serem apreendidos com rotulagem inadequada. A China é um dos maiores compradores da proteína canadense. Em 2018, o Canadá exportou mais de 280 mil toneladas de carne suína para a China.

A medida ocorre em meio ao imbróglio diplomático entre os dois países, após a prisão da diretora financeira da companhia chinesa Huawei a pedido do governo dos Estados Unidos.

Depois deste fato, Pequim interrompeu as compras de sementes canadenses de canola e intensificou as inspeções de produtos agroalimentares do país nas últimas semanas, como a soja e as carnes.